A WEG, de Jaraguá do Sul, assinou contrato com o Ministério da Saúde para o fornecimento de 950 ventiladores pulmonares destinados às unidades de tratamento intensivo (UTI) do Sistema Único de Saúde (SUS) para combate ao coronavírus. Outros 500 serão fornecidos ao governo do Estado, de acordo com a empresa.
Continua depois da publicidade
> Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus
O contrato prevê entregas escalonadas, sendo que a primeira, contendo 200 ventiladores, será realizada ainda em maio. Em junho, a companhia entregará mais 300 ventiladores e, em julho, os demais 450 aparelhos.
Segundo comunicado em março, o plano da WEG era produzir 500 ventiladores pulmonares dedicados à UTI, quantidade estimada em função da dificuldade da busca de componentes importados.
No entanto, a Companhia conseguiu viabilizar a aquisição de um número maior de componentes e aumentar o seu planejamento de produção, ampliando o atendimento das demandas do Governo Federal e do Estado de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Ao todo a companhia vai produzir neste momento 1.450 ventiladores pulmonares. Destes, 950 serão destinados ao Governo Federal e 500 ventiladores ao Governo do Estado de Santa Catarina. Se houver demanda adicional e componentes disponíveis no mercado a WEG poderá estender a fabricação.
– Estamos trabalhando dia e noite, incluindo finais de semana, para entregar o mais rápido possível os ventiladores pulmonares para as UTIs, contribuindo para minimizar os impactos da pandemia – explicou Manfred Peter Johann, diretor superintendente da WEG Automação.
Para viabilizar a produção de ventiladores pulmonares a WEG precisou adaptar cinco fábricas para a produção de ferramentas, válvulas metálicas, componentes plásticos, gabinetes metálicos e placas eletrônicas. Em uma operação de alta complexidade a empresa conseguiu montar em pouco mais de 30 dias uma linha específica para a produção dos ventiladores pulmonares para UTI em Jaraguá do Sul.
Leia também: Coronavírus: sobe para 21 o número de mortes em Joinville