Inteligência Artificial foi o tema central das palestras do primeiro Web Summit Rio, em meio a preocupação gerada pelo surgimento do Chat GPT e outras tecnologias similares. O recado do evento foi claro: não seremos substituídos por robôs, nem exterminados por uma IA extremamente avançada que pretende acabar com a humanidade, como no filme “Eu Robô”, estrelado por Will Smith. Mas precisamos de regulamentação.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de SC pelo WhatsApp
Uma das palestrantes mais esperadas, Cassie Kozyrkov, Head of Decision Intelligence do Google, chamou a atenção para o fato de que IA não é uma tecnologia nova.
— Quando você está assistindo Netflix, está interagindo com uma Inteligência Artificial — disse a cientista de dados, mostrando que esse tipo de ferramenta já é usada há muito tempo e em diversas áreas.
A diferença é que antes as tecnologias eram desenvolvidas para empresas, e agora têm mais foco no indivíduo. O melhor exemplo disso, é que a própria Cassie usou o Chat GPT, da empresa OpenAI e o Bard, IA do Google, para ajudar a escrever sua palestra. O apresentador Luciano Huck revelou que fez o mesmo para sua palestra na abertura do evento.
Continua depois da publicidade
IA vai substituir o trabalho de humanos?
É consenso entre vários especialistas que passaram pelo Web Summit Rio, entretanto, que esse tipo de tecnologia não veio para para substituir trabalhos feitos por pessoas, mas para automatizar tarefas que não necessitam das características de um ser humano.
Para a editora-chefe da agência de notícias AFP na América Latina, Laura Bonilla, o Chat GPT pode ser usado em alguns cenários dentro de uma redação:
— Existem várias atividades repetitivas que podemos delegar ao Chat GPT […] Podemos deixar as pessoas livres para fazer trabalhos mais criativos, mais originais — disse a editora-chefe da AFP na América Latina
No entanto, ela não acredita que uma Inteligência Artificial como essa seja capaz de substituir um jornalista:
Continua depois da publicidade
— Esse tipo de máquina não é independente como um Jornalista. Ela foi treinada, com artigos jornalísticos, redes sociais, entre outros conteúdos […] Para fazer Jornalismo, é necessário contextualização, pensamento crítico entre todas características que nos fazem humanos.
Como usar a IA de maneira certa
A principal preocupação neste momento é em tornar a Inteligência Artificial acessíveis a todos, segundo a cientista de dados do Google, Cassie Kozyrkov.
— O que vai acontecer se só algumas pessoas tiverem acesso a essas ferramentas de produtividade? Essa é a principal preocupação e o que temos que discutir, ao invés de se preocupar tanto com a parte do “robô” — disse.
A especialista em segurança e privacidade digital, e consultora da Nym, empresa de infraestrutura de segurança, Chelsea Manning, trouxe um outro ponto do debate. Para ela, a responsabilidade sobre o rumo que a IA vai tomar é dos especialistas em tecnologia que vão treinar os algoritmos.
Continua depois da publicidade
— Nós estamos nos movendo rápido, então temos que pensar nas consequências para as pessoas — destacou.
Ferramentas de criptografia serão essenciais para autenticar as tecnologias, como forma de saber o que é verdade ou não, segundo a especialista Chelsea Manning. Além disso, os órgãos reguladores institucionais precisarão melhorar a privacidade. Em resumo, é preciso definir em quais circunstâncias a Inteligência deve ser usada ou não. É necessário limites e ética.
IA que identifica consumo de álcool pela voz é lançada no Web Summit
Web Summit Rio
Com público de mais de 20 mil pessoas de quase 100 países, o Web Summit ocorre pela primeira vez fora da Europa, no Rio de Janeiro, entre os dias 1 a 4 de maio de 2023. O evento, realizado todos os anos em Lisboa, é considerado um dos maiores de inovação e tecnologia do mundo.
O cenário de tecnologia e startups do Brasil atraiu o fundador e CEO do Web Summit, Paddy Cosgrave, e o evento já tem seis edições garantidas no Rio.
Continua depois da publicidade
*A repórter Fernanda Mueller viajou ao Rio de Janeiro para cobrir o Web Summit Rio
Leia também
Liderado por SC, Sebrae lança maior plataforma de incentivo a startups da América Latina
RD Summit tem maior edição da história com 12 mil pessoas em Florianópolis; veja tendências