Pelo segundo dia consecutivo foram adiadas as disputas do Billabong Pro Mundaka, na Espanha, válido pela nona etapa do Circuito Munidal de Surfe WCT, e que está sendo disputado em Mundaka. As ondas estavam abaixo de meio metro nesta quinta, dia 16. Ainda restam cinco baterias da primeira fase para serem disputadas.
Continua depois da publicidade
No primeiro dia de competições na etapa espanhola do WCT – série que reúne as disputas da divisão de elite do surfe mundial – cinco brasileiros avançaram direto a terceira fase da disputa. Foram eles: Peterson Rosa, Danilo Costa, Paulo Moura, Victor Ribas e Guilherme Herdy.
Em uma das baterias, o brasileiro Paulo Moura obteve a média de 9.9, com os australianos Mick Fanning, em segundo com 9, e Adrian Buchan, em terceiro com 8.53.
Mesma sorte não teve o catarinense Neco Padaratz, que já está eliminado da disputa. É que atletas e direção da Associação de Surfe Profissional decidiram que esta etapa não terá repescagem.
Além de Neco, o líder do WCT, o havaiano Andy Irons, também já está fora do Billabong e pode ter sua liderança ameaçada caso o norte-americano Kelly Slater vença a etapa.
Continua depois da publicidade
Das baterias que ainda restam da primeira fase, três brasileiros estão em destaque: Fábio Gouveia, Armando Daltro e Teco Padaratz.
O catarinense Teco disputará contra os australianos Richard Lovett e Lee Winkler. Armando Daltro entra na água contra o norte-americano Cory Lopez e o australiano Beau Emerton. Já Fábio Gouviea encara os também australianos Daniel Wills e Nathan Hedge.