A segunda, dia 24, amanheceu com ondas de 1,5 metro de altura em Sunset Beach, mas como a previsão era de que elas fossem baixando durante o dia, os organizadores da Rip Curl Cup preferiram aguardar melhores condições para a estréia da penúltima etapa do World Championship Tour (WCT) masculino de 2003.

Continua depois da publicidade

Já a etapa final do World Qualifying Series (WQS) feminino foi iniciada em ondas de 1 a 1,5 metro de altura em Turtle Bay, em Kahuku, também na Ilha de Oahu, no Havaí. Foram realizadas as três fases das triagens e as cearenses Tita Tavares e Silvana Lima começaram bem vencendo suas duas primeiras baterias.

Silvana manteve sua invencibilidade e seguiu para se encontrar com a cabeça-de-chave Jacqueline Silva no evento principal. Porém, Tita Tavares acabou barrada pela já campeã mundial do WQS 2003, a havaiana Melanie Bartels, e pela australiana Rebecca Woods (foto). Agora, vai ter que aguardar o encerramento do Turtle Bay Resort Womens Pro para saber se os 360 pontos recebidos pelo 33º lugar na prova serão suficientes para garantir o seu retorno à elite mundial do WCT.

Na última sexta, Tita Tavares conquistou um terceiro lugar no seis estrelas de Haleiwa Beach, quando recebeu 1.825 pontos que a levaram para a 10ª posição no ranking que classifica seis surfistas para a divisão principal do circuito mundial de surfe. No momento, tirando-se as surfistas que ocupam as nove primeiras colocações no WCT, grupo que tem permanência garantida para o ano que vem, Tita segura a penúltima posição na lista das seis do WQS. Mas muitas estão bem próximas e podem lhe tirar a vaga no Turtle Bay Resort Womens Pro, evento de nível quatro estrelas que vale 1.500 pontos no ranking.

Já a outra cearense, Silvana Lima, está vivendo sua primeira experiência no circuito mundial e, como Tita, está participando da sua quinta prova neste ano. Em Sunset Beach, foi eliminada logo em sua estréia no Roxy Pro. Porém, em Kahuku está conseguindo mostrar todo o potencial que já lhe deu o bicampeonato brasileiro no Abrasp Super Trials. Venceu todas as três baterias que disputou na segunda e agora tem seu grande teste contra duas havaianas do WCT, Rochelle Ballard e Megan Abubo. A australiana Claire Bevilacqua é sua outra adversária na disputa por duas vagas nas quartas-de-final da competição.

Continua depois da publicidade

Nesta quarta fase, estréia a catarinense Jacqueline Silva, que está escalada na primeira bateria com a peruana Sofia Mulanovich, campeã do seis estrelas de Sunset Beach, além das trialistas Emmanuelle Joly-Thomas, da França, e Sacha Moller, da África do Sul. Jacque Silva é a nona colocada no WCT 2003, portanto a última das que são mantidas pelo ranking principal. Porém, ocupa uma confortável quinta posição no WQS e certamente vai estar entre as melhores surfistas do mundo por mais uma temporada.

Enquanto as meninas estão em plena ação, a Rip Curl Cup foi adiada no primeiro dia com os organizadores mostrando que querem realizar a competição nas melhores ondas possíveis, já que o campeonato pode mais uma vez decidir o título mundial do WCT. Kelly Slater e Andy Irons são os principais candidatos, mas os australianos Mick Fanning e Taj Burrow ainda têm chances matemáticas se conseguirem vencer em Sunset Beach e também em Banzai Pipeline.