O período de realização do Billabong Pro Teahupoo começa nesta quinta, dia 6, e vai até o dia 16, no Tahiti, na onda mais espetacular e temida do World Championship Tour (WCT) – a elite do circuito mundial de surfe. Ela se forma a alguns quilômetros da costa, numa rasa e afiada bancada de corais.
Continua depois da publicidade
Nos primeiros anos, os organizadores tentaram utilizar um catamarã para a comissão técnica, que acabou naufragado com a força das ondas. Agora, uma estrutura é montada dentro do mar, mais próxima da costa, com a imprensa, atletas e espectadores ficando em barcos menores e é de um deles que será apresentada a grande novidade deste ano.
O evento vai ter transmissão inédita pela Internet, através do sites da ASP e da Billabong, com câmeras móveis dentro dos barcos buscando as imagens da onda, além das notas de cada onda surfada pelos atletas e locução e entrevistas em quatro línguas: inglês, francês, espanhol e português.
– O Billabong Pro Tehaupoo é o evento mais esperado pelos internautas de todo o mundo, que têm acompanhado fielmente as transmissões ao vivo, via Internet, das principais etapas do WCT feitas a partir deste ano – afirmou o diretor regional da Associação dos Surfistas Profissionais (ASP) na América do Sul e locutor oficial em português do evento para a Internet, Roberto Perdigão.
– O grande lance deste ano é que vamos inaugurar a mais nova iniciativa na cobertura dos eventos: a TV ASP. Vai ser tipo os programas de comentários que estamos acostumados a ver no rádio e televisão após uma partida de futebol. Como o nosso campo é o mar e os jogos rolam o dia inteiro, nos dias em que não houver competição, vamos fazer uma revisão do que aconteceu, com replay dos melhores momentos – conta o brasileiro responsável pela área de informática da ASP, o niteroiense Mano Ziul.
Continua depois da publicidade