A organização do Quiksilver Pro Fij espera recomeçar nesta segunda, dia 31, nas Ilhas Fiji, a quarta etapa do ASP World Championship Tour (WCT) – a divisão de elite do circuito mundial de surfe profissional. As ondas voltaram a subir no arquipélago de Mamanuca após quatro dias de mar fraco, o que deixou os organizadores confiantes em iniciar a fase de repescagem por volta das 8h.

Continua depois da publicidade

As ondas, embora ainda inconsistentes, já atingiam 1m5cm de altura em Cloudbreak, na Ilha de Tavarua, na manhã deste domingo. Só que a cada adiamento, aumenta a expectativa e a ansiedade da maioria dos competidores. O prazo de encerramenton da etapa vai até 4 de junho.

– Eu só espero que as ondas aumentem de uma vez. Eu vou dar uma surfada hoje (domingo) à tarde, mas nós estamos aqui pela competição e o que eu desejo mesmo é voltar a competir – disse Andy Irons, atual bicampeão mundial e defensor do título do Quiksilver Pro Fij.

Seu principal adversário na corrida pelo título mundial, Kelly Slater, vai inaugurar a repescagem enfrentando o surfista local Isei Tokovou. Ele e três dos quatro campeões da história do WCT nas Ilhas Fiji – os australianos Mark Occhilupo (1999), Luke Egan (2000) e Michael Lowe (2002) – também não venceram suas baterias na primeira fase classificatória e vão ter que encarar uma rodada extra na competição.

Slater, hexacampeão mundial e atual vice-líder do ranking do WCT 2004, foi derrotado pelo cabofriense Victor Ribas. O paranaense Peterson Rosa e o potiguar Marcelo Nunes completam a lista dos brasileiros que ganharam na primeira rodada e aguardam os adversários, que virão classificados da repescagem.

Continua depois da publicidade

Por falta de patrocínio, o baiano Armando Daltro desfalca o Brasil no Quiksilver Pro Fiji. O catarinense Neco Padaratz e o carioca Raoni Monteiro chegaram atrasados e só vão estrear agora na repescagem. Raoni, inclusive, foi escalado junto com o niteroiense Guilherme Herdy e apenas um poderá avançar na competição.

O pernambucano Paulo Moura pega Darren O?Rafferty e Neco Padaratz enfrenta outro australiano, Michael Campbell.