A Bolsa de Nova York registrou nesta sexta-feira cinco pregões consecutivos de ganhos, ao fechar com alta de 1,17% no índice Dow Jones Industrial, que ficou em 8.829,04 pontos. Apesar das altas dos últimos dias, o Dow Jones Industrial, o mais importante de Wall Street, fecha novembro com uma queda mensal de 5,32%. O índice Nasdaq subiu 0,23%, para 1.535,57, enquanto o índice seletivo S&P 500 ganhou 0,96%, para 896,24.
Continua depois da publicidade
> Confira os indicadores financeiros
Em um pregão mais curto do que o habitual devido à comemoração na quinta-feira do Dia de Ação de Graças, quando o mercado permaneceu fechado, e apesar da indecisão inicial, o pregão conseguiu manter nesta sexta-feira o ânimo de compras mostrado pelos investidores nos quatro pregões anteriores. Nesses quatro dias, o Dow Jones Industrial conseguiu acumular os quatro melhores pregões desde os anos 30, segundo cálculos dos analistas. O mercado registrou um baixo volume de negócios (778 milhões de títulos negociados na Bolsa de Nova York e 773 milhões no Nasdaq) coincidindo com a Black Friday (Sexta-feira Preta), o início oficial da temporada de liquidações natalinas.
Embora esse nome seja associado ao dia em que as empresas começam a aumentar suas vendas e conseguem sair do vermelho em suas contas e “entrar no preto”, este ano, a crise econômica no país poderia impedir que o consumo disparou. O baixo volume de negócios e os baixos preços que podem ser encontrados na Bolsa de Valores fizeram com que os investidores, como se também estivessem “em liquidação”, aproveitassem para encontrar boas ofertas entre as ações de empresas que estão há meses caindo na bolsa, o que motivou o fechamento em alta em todos os índices.
Entre os valores mais negociados, estão as ações da General Electric (5,93%) e do Citigroup (18,01%), este último com títulos fechando a US$ 8,29 por ação. Durante a semana passada, esse banco registrou uma tremenda queda na bolsa por causa de seus problemas financeiros e a conseguinte intervenção pública para resgatá-lo. No entanto, nos três primeiros pregões desta semana, e com o apoio de centenas de bilhões de dólares de fundos públicos, recuperou 87% de seu valor, o que se soma à alta de 18% de hoje. Enquanto isso, os títulos a 10 anos da dívida pública também aumentaram ligeiramente de preço, de modo que sua rentabilidade, que se movimenta em sentido contrário ao do valor, ficou em 2,95%.
Continua depois da publicidade
Após registrar o pior outubro desde 1987, o Dow Jones fechou também um duro novembro, com uma queda de 5,32%, enquanto o Nasdaq acumulou uma baixa mensal de 10,8% e o S&P 500, de 7,48%. No entanto, nesta última semana do mês, mais curta que o normal, em todos os dias foram registradas altas. Segundo os analistas, isso mostra o início de uma nova etapa de otimismo motivada pela confiança dos investidores em que a situação começará a mudar em breve, graças às medidas adotadas para combater a crise e à mudança de Administração. Durante esta semana, o Dow Jones acumulou alta de 9,2%; o índice S&P 500, 12%, e o Nasdaq, 11%.
Entenda a crise: