O vulcão Cumbre Vieja, localizado na ilha espanhola de La Palma, no arquipélago das Canárias, entrou em erupção neste domingo (19), após dias de intensa vigilância. O retorno das atividades sísmicas do vulcão espanhol causou preocupação no Brasil ao longo da semana, já que um processo de erupção teria chances — mesmo que remotas — de causar um tsunami na costa do país.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A reportagem do Diário Catarinense ouviu de um especialista que a possibilidade de um processo de erupção do Cumbre Vieja afetar a costa catarinense é remota. Isso porque, para trazer consequências ao Brasil, o caráter da erupção precisaria ser muito explosivo.

> SC tem motivos para se preocupar com o tsunami no Brasil? Entenda

> Lava de vulcão na Espanha pode emitir gases tóxicos, dizem especialistas

Continua depois da publicidade

O governo local da ilha espanhola informou por meio de sua conta no Twitter que já havia começado a evacuação das áreas habitadas mais próximas ao vulcão.

As primeiras imagens registradas ao vivo — divulgadas pela televisão pública espanhola — mostram o vulcão cuspindo grandes quantidades de fumaças, cinzas e lava. 

O Cumbre Vieja, nas ilhas Canárias, estava em elevado nível de alerta há uma semana, desde que um incremento da atividade sísmica da ilha foi detectado. A última erupção do vulcão foi registrada em 1971.

Continua depois da publicidade

No sábado (18), o Instituto de Volcanología de las Canarias registrou milhares de abalos sísmicos de baixa intensidade (até um nível quatro na escala Richter) na zona onde se encontra o vulcão.

*Com informações de AFP e supervisão de Vinicius Dias.

Leia também

Existe vulcão no Brasil? Quando foi identificada atividade vulcânica no Sul do país

Polícia investiga casal flagrado fazendo sexo na praia em Balneário Camboriú

UFSC retoma atividades presenciais nesta segunda-feira

Não vacinado, Bolsonaro vai até Assembleia da ONU que exige comprovante de imunização

56% dos brasileiros apoiam impeachment de Bolsonaro, diz Datafolha

Paulo Freire completaria 100 anos neste domingo; conheça as ideias do educador