Heróis do morro 1
Nesta série, falamos de pessoas que quebraram barreiras. Luiza Mahin lutou contra a escravidão e é uma personagem que envolve realidade e mito. Aqueles que asseguram sua existência se baseiam numa carta de seu filho Luiz Gama e na obra de Pedro Calmon, Malês, a Insurreição das Senzalas. Ela comprou a liberdade por volta de 1812 e sobreviveu trabalhando como quituteira, em Salvador.
Continua depois da publicidade
Heróis do morro 2
Dizem que Luiza Mahin teria sido princesa na África. Em Salvador, participou de todas as revoltas escravas que ocorreram. Seu filho Luiz Gama a descreveu assim: “Sou filho natural de negra africana, livre, da nação nagô. Minha mãe era baixa, magra, bonita, a cor de um preto retinto sem lustro, os dentes eram alvíssimos como a neve. Generosa, sofrida e vingativa. Era quitandeira e laboriosa.”
Continua depois da publicidade
Rap da hora
Assista ao novo clipe do grupo de rap que representa nossa cidade, F.V. Coerente! A música chama-se Salve Salve e faz parte do CD recém-lançado, A Conquista. O clipe já está no YouTube.
Campanhas de Inverno
A rede de supermercados Comper aderiu à campanha do agasalho e entregou na semana passada mais de duas toneladas de doações para as entidades de caridade. As coletas vão até o fim deste Inverno. Os pontos de coleta são todos os supermercados da rede. Contato: Camila Garcia (48) 3027-6000.
Ed?Soul no JA
Estreia dia 2 de julho, no Jornal do Almoço, o quadro Alô Comunidade com Ed?Soul, coordenador estadual da Cufa (Central Única das Favelas), em SC. Ed?Soul é um forte representante das comunidades de Floripa, destacou-se por seu envolvimento na luta pela garantia dos direitos, valorização e abertura de espaço para população carente.
Continua depois da publicidade