A cantora Anitta surpreendeu os fãs com a transformação cirúrgica que fez no nariz. Além da mudança física, muitos fãs, inclusive a atriz mirim Mel Maia – a Pérola, de Joia Rara – observaram que a voz da cantora havia mudado, ficado mais aguda. Mel comentou, durante a entrega de prêmios no “Os Melhores do Ano”, no Faustão, que Anitta estava com a voz parecida com a da apresentadora Xuxa. Segundo o médico cirurgião plástico Marco Antônio Vaz, de Florianópolis, “o timbre de voz pode sim ser alterado definitivamente após uma rinoplastia tanto estética como reparadora”.
Continua depois da publicidade
A princípio, a menina de 20 anos iria apenas corrigir uma rinoplastia mal feita. Segundo ela, uma cirurgia de desvio de septo, feita há dois anos, havia obstruído uma de suas vias nasais, a deixando fanha. Porém, vale ressaltar que a voz que ela diz ser fanha é a voz que todos conhecem e que a trouxe para o estrelato.
Além do nariz, Anitta havia avisado que faria uma nova mamoplastia de redução, pois, aos 18 anos, havia feito uma intervenção mas o volume dos seios tinha voltado ao normal, a incomodando bastante durante os show por conta do peso. (Confira a explicação do médico).
Apesar das duas correções já previstas, em sua primeira aparição pós-cirúrgica, feita no domingo, no Fantástico, ela revelou ter mexido além do necessário. “Agora eu não tenho mais defeitos”, soltou Anitta para o repórter. A cantora contou que pediu para o médico arrumar a estética do nariz pois o achava “horroroso” e ainda tirou os “pneuzinhos”. As cirurgias foram realizadas no dia 10, na Clínica Santé, em São Paulo.
Continua depois da publicidade
Entrevista
Rinoplastia
É possível que haja alguma mudança na voz de uma pessoa que passe por uma rinoplastia?
Dr. Marco Antônio Vaz – Sim, é possível a mudança de uma voz após uma rinoplastia tanto estética como reparadora. Tal mudança deve-se ao processo de produção de voz no ser humano que depende de várias estruturas anatômicas. O som para ser produzido necessita de ar vibrando sobre estruturas flexíveis ou não. O ar entra pelas narinas e boca, passa pela rinofaringe e orofaringe e vai até os pulmões, quando volta passa pelos bronquios, traquéia, laringe, cordas vocais especificamente, rino e orofaringe e boca e nariz, passando por estruturas ósseas e cartilaginosas que sofrem ressonância. Por isso, ao se realizar uma rinoplastia pode-se alterar a entrada do ar pelo nariz, e alterar o diâmetro das cavidades por onde passa o ar de retorno e ainda a vibração de estruturas que se tornam mais rígidas e espessadas após processo cicatricial, alterando consequentemente o timbre de voz, que depende da ressonância em cavidades da oro e rinofaringe e também no nariz.
Após uma rinoplastia é comum que haja uma alteração temporária da voz? Se sim, volta em quanto tempo ao normal?
Dr. Marco Antônio Vaz – Sim, pode ocorrer a mudança temporária da voz. Nos casos em que a voz não é treinada e não depende de emissão de notas diferenciadas como no caso de cantores, a mudança é moderada e retorna ao normal algumas semanas após a cirurgia, em torno de 2 a 4 semanas. Porém, se as mudanças nas estruturas narinárias forem de grande proporção, poderá haver uma mudança definitiva. Cada caso deve ser analisado individualmente. O som pode tornar-se mais anasalado por alterações nas cavidades por onde retorna o ar após passar pelas cordas vocais.
Continua depois da publicidade
Existe alguma cirurgia plástica que impacta direta ou indiretamente na voz?
Dr. Marco Antônio Vaz – A pergunta refere-se a cirurgias plásticas estéticas, suponho. Dito isso, pode-se causar uma mudança impactante na voz nas seguintes cirurgias estéticas :
a. Rinoseptoplastia (correção da estética e desvios de septos), deve-se aos fatores exemplificados anteriormente, principalmente em mudanças de tamanho e forma acentuadas para determinada pessoa, porém, pode-se também melhorar a voz, ao se desobstruir uma via narinária. Casos de retirada excessiva de cartilagens alares e triangulares com diminuição do efeito valvular das narinas.
b. Diminuição das aberturas narinárias, casos de cirurgias em narizes negróides, diminuindo a capacidade de entrada de ar pelas narinas;
Continua depois da publicidade
c. Turbinectomias, ou seja, diminuição ou retirada de cornetos – estruturas intranarinarias que aumentam a umidificação e aquecimento do ar e causam um turbilhonamento do ar, facilitando o efeito de entrada do ar.
d. Abdominoplastias – causando a diminuição da capacidade de movimentação do diafragma, alterando a capacidade respiratória e de manutenção de notas musicais persistentemente por alteração na distensão do órgão devido ao estreitamento da cavidade intraabdominal, após a plicatura (costura) da musculatura do reto abdominal.
e. Alterações de humor após cirurgias estéticas podem causar transtornos na voz por problemas emocionais.
Continua depois da publicidade
Pode acontecer de a voz ser afetada por conta de um número muito grande de cirurgias no nariz? Por quê?
Dr. Marco Antônio Vaz – Sim. Dependerá das alterações nas estruturas anatômicas necessárias para a fonação.
Que obstrução poderia ser essa, em que a cantora tanto se refere?
Dr. Marco Antônio Vaz – Obstruções na cavidade narinária podem ser por várias causas, como: desvio septal, retirada excessiva de cartilagens alares e triangulares, hipertrofia de cornetos, fraturas ósseas significativas, bridas cicatriciais e diminuição das aberturas narinárias.
Continua depois da publicidade
Mamoplastia
Há a possibilidade de os seios aumentarem ou simplesmente voltarem ao tamanho anterior após uma mamoplastia redutora? Se sim, por quais motivos?
Dr. Marco Antônio Vaz – Fisiologicamente falando, ou seja, sem tratar-se de doenças, poderia ocorrer se houver aumento de peso gorduroso. Em casos específicos, em que a adolescente apresenta gigantomastia, causando problemas acentuados na coluna vertebral, poderia a paciente vir a ter aumento das mamas por estímulo hormonal persistente após uma mamoplastia redutora, perdendo o resultado anterior (caso específico).
O que pode ser feito para evitar isso?
Dr. Marco Antônio Vaz – Dieta adequada e controlada, atividades físicas regulares.
No caso da cantora, é possível que ela tenha que voltar a fazer a plástica mamária?
Dr. Marco Antônio Vaz – Somente após avaliação médica para se poder responder. Apesar de responder de forma ampla todas as questões, qualquer avaliação cirúrgica só pode ser feita com precisão após uma consulta médica e realização dos exames – físico e radiológico – da paciente em questão.
Continua depois da publicidade