O voto é obrigatório no Brasil para todas as pessoas maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, idosos e jovens entre 16 e 18 anos, de acordo com a lei. O eleitor é livre para escolher qualquer um dos candidatos ou não escolher nenhum.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, o TSE, o voto em branco é quando o eleitor não tem preferência por nenhum candidato. Para isso, é necessário apertar a tecla “branco” e “confirma” na urna.

Antes das urnas eletrônicas, implantadas em 1996, para votar em branco era necessário deixar a cédula em branco na urna. Essa postura, considerada conformista, fazia com que a contagem dos votos em branco fossem para o candidato vencedor. Hoje isso não acontece mais, pois eles não são considerados válidos.

O mesmo ocorre com o voto nulo. Também não é válido, mas representa a vontade do eleitor anular. 

Continua depois da publicidade

Acesse o Guia das Eleições do NSC Total 

A contagem dos votos está prevista na Constituição Federal e o princípio para se eleger um candidato ou legenda é que tenha a maioria dos votos válidos. Os votos válidos são aqueles em que o eleitor realmente digita o número do seu candidato na urna e confirma.

Entenda a diferença entre votos brancos e nulos no vídeo

Leia também

Como foi a live de colunistas do NSC Total com análise da pesquisa Ipec para Eleição 2022

Mapa mostra por onde passaram os candidatos ao governo de SC na campanha eleitoral

De memes a “novo look”: redes sociais viram arena de disputa pelo governo de SC