A liderança com folga que Mário Hildebrandt (Podemos) teve sobre João Paulo Kleinübing (DEM) no primeiro turno das Eleições 2020 em Blumenau fica ainda mais evidente quando se olha para a votação nos bairros: o atual prefeito foi o primeiro colocado em todos os 26 que são divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa
O resultado de Kleinübing é o que chama a atenção. Apesar de ter ficado em segundo na votação, o ex-prefeito não teve hegemonia na vice-liderança em todos os bairros. Pelo contrário. Em sete deles, por exemplo, Odair Tramontin (Novo) teve uma votação melhor que a de JPK. Em dois, Ricardo Alba (PSL) foi melhor que o democrata e em um deles Ana Paula Lima (PT) foi a segunda colocada.
É isso que mostra um levantamento feito pelo Santa com base nos dados divulgados pela Justiça Eleitoral. O arquivo disponibilizado, porém, não detalha a quantidade de votos nulos, brancos e abstenções por região. Os que não foram aos locais de votação ou que anularam a escolha somam 86.608 pessoas, número maior que o conquistado pelo atual prefeito no primeiro turno (68.222).
Tramontin se destaca em sete bairros
Kleinübing fez 24.957 votos, 2.111 a mais que Tramontin. Para sete bairros, a maioria da Região Central, o promotor de Justiça continuaria em campanha. Eleitores do Centro, Itoupava Seca, Escola Agrícola, Vila Nova, Água Verde, Badenfurt e Testo Salto preferiram Tramontin a Kleinübing. Na Itoupava Seca, onde a diferença foi maior, o estreante nas eleições fez 530 votos a mais que o ex-gestor municipal.
Continua depois da publicidade
Onde Alba foi o segundo
O atual deputado estadual fez mais votos que Tramontin em oito bairros. Em dois deles, inclusive, conquistou a confiança de mais eleitores que Kleinübing.
Diferente do terceiro colocado, Alba se destacou em lugares mais afastados da região central. É o caso do Garcia e Itoupavazinha, onde ele só perdeu para Hildebrandt. No Garcia, fez 135 votos a mais que Kleinübing. Na Itoupavazinha, 11. Já no Fidélis, Fortaleza, Nova Esperança, Progresso, Velha Grande e Vorstadt, Alba ficou à frente de Tramontin.
No entanto, na Velha Grande perdeu para Ana Paula. Esse foi o único bairro em que a petista fez mais votos que os três prefeituráveis. Foram 403 contra os 217 de Kleinübing. Tramontin conseguiu 100 e Alba quase 200.
Kleinübing na vice-liderança em 16 bairros
Kleinübing sustentou o segundo lugar visto nas urnas em 16 dos 26 bairros: Da Glória, Fidélis, Fortaleza, Itoupava Central, Itoupava Norte, Nova Esperança, Passo Manso, Ponta Aguda, Progresso, Salto do Norte, Tribess, Valparaíso, Velha, Velha Central, Vila Itoupava e Vorstadt.
Continua depois da publicidade
O TSE reúne os dados de alguns bairros e centraliza em outros, por isso áreas como Jardim Blumenau, Boa Vista, Fortaleza Alta, Victor Konder, do Salto, Ribeirão Fresco, Salto Weissbach, Vila Formosa, e Bom Retiro, por exemplo, não têm dados específicos.