Cinquenta votos serão suficientes para decidir qual cidade será a sede dos Jogos Olímpicos de 2012 quando for realizada a primeira votação na quarta-feira, na sessão do Comitê Olímpico Internacional (COI).
Continua depois da publicidade
Londres, Madri, Moscou, Nova York e Paris lutam por cada um dos votos em Cinpagura, na eleição mais disputada da história olímpica. Dos 116 membros do COI, somente 99 participam do primeiro turno da votação eletrônica e secreta.
O voto a favor de uma cidade é contabilizado eletronicamente. Em cada rodada, cada membro do COI pode votar em apenas uma das candidatas. Uma maioria simples – neste caso 50 – seria suficiente para acabar com a disputa.
Se, depois da primeira rodada, nenhum cidade conseguir a maioria absoluta, serão realizados turnos até que uma delas tenha maioria.
A cidade que receber o menor número de votos é eliminada a cada rodada. O nome é anunciado publicamente logo depois da votação e a eleição continua, com outro turno. Se duas cidades restarem na competição, a que contabilizar a maioria dos votos será eleita a anfitriã.
Continua depois da publicidade
Tradicionalmente, o presidente do COI não vota, mas deverá dar o voto de minerva em caso de empate no final.
As informações são da agência Reuters.