Uma sessão para julgar os pedidos de cassação do prefeito Renato Gama Lobo e do vice-prefeito, Walmor Berreta Júnior (ambos do PSD), de São Francisco do Sul, aconteceu na tarde de terça-feira, 21, na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC).
Continua depois da publicidade
Sete juízes participaram da sessão. Três deles votaram a favor da cassação e um pediu vistas do processo. Por isso, a sessão foi interrompida e só será retomada depois que o juiz analisar o processo. Por enquanto, não há data para isso.
Os pedidos de cassação são decorrentes de uma investigação que envolve 13 atos ilícitos que teriam sido cometidos durante as eleições municipais de 2016. Entre eles estão questões como abusos de poderes econômico, político, e religioso, boca de urna, captação ilícita de votos, propaganda antecipada e uso indevido de meios de comunicação.
A ação pede, além da perda de mandato, a inelegibilidade dos dois, além da realização de novas eleições para os cargos de prefeito e vice. O julgamento começou por volta das 17 horas e foi suspenso duas horas depois.
O pedido de investigação partiu da coligação "Uma Cidade para Todos" (PMDB/PRB/PTB/PTC), e o processo cita pedido de voto por meio de oferta de vantagens e ameaça de perda de emprego, distribuição de barro/aterro pelos cabos eleitorais dos requeridos, e reforma em praça pública como peça de campanha.
Continua depois da publicidade
A Prefeitura de São Francisco do Sul, por meio de sua assessoria de comunicação, informou que o julgamento está suspenso e que não haverá pronunciamento até a decisão final do TRE.