A Defesa Civil emitiu um alerta para as chuvas que atingem Santa Catarina até domingo (28). O Leste catarinense sofrerá com a atuação da circulação marítima em conjunto com um vórtice ciclônico — sistema de baixa pressão em médios níveis da atmosfera (cerca de 5 quilômetros de altitude), caracterizado por um movimento descendente de ar frio e seco no centro e um movimento ascendente de ar quente e úmido nas bordas.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Entre a quinta (25) e a sexta-feira (26), a chuva se mantém persistente ao longo de todo o litoral, com acumulados variando entre 30 e 50 milímetros. No final de semana o tempo segue instável e a chuva volta a ganhar força, podendo superar os 100 milímetros, principalmente entre o Baixo Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e parte do Litoral Sul.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um alerta de perigo para chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, e ventos intensos que podem chegar a 100 km/h. Além disso, não está descartado o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas, para as regiões da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Norte Catarinense, Sul Catarinense, além da região Metropolitana de Curitiba e parte do Estado de São Paulo.
A Defesa Civil orienta que, em caso de chuva intensa, a população evite áreas alagadas, não atravesse pontes submersas e redobre a atenção com crianças próximo a rios e ribeirões. Se houver algum acidente, a orientação é ligar para os telefone 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).
Continua depois da publicidade
Leia também
MPSC cobra R$ 19,5 milhões de construtora que causou rompimento da Casan em Florianópolis
Falta de saneamento atinge mais pobres e custa até R$ 1,4 milhão em internações em SC