O Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, retoma o voo para Porto Alegre a partir do dia 15 de setembro, com uma frequência de seis vezes na semana. A volta foi anunciada por Ricardo Gesse, diretor geral da Floripa Airport, em entrevista ao Direto da Redação, da CBN Diário, nesta quarta-feira (19). Ele declarou que essa era uma das rotas mais pedidas pelos passageiros para retornar.  

Continua depois da publicidade

Segundo os dados repassados pela Floripa Airport, a malha aérea no terminal catarinense está em apenas 25% do que em agosto de 2019. Entretanto, na comparação com julho deste ano, já houve crescimento de 35%. Na opinião do diretor geral da concessionária que administra o aeroporto da Capital, a retomada dos voos ocorre de forma gradual e segura, mas ainda está aquém do desejado. 

– O aeroporto é um facilitador de todo o processo. Basicamente, (a retomada dos voos) depende da companhia aérea, que tem como base o fator demanda. Enquanto a demanda não reagir, os voos acabam não voltando – declarou Gesse. 

> Aeroporto de Florianópolis terá embarque por identificação facial em setembro

Sobre as rotas internacionais, os voos entre Florianópolis e Santiago do Chile serão retomados em dezembro, até março de 2020, com venda de passagens iniciada. Ainda há a expectativa de Buenos Aires para a alta temporada, mas ainda depende da liberação do governo argentino. Outro mercado esperado é o uruguaio, mas não houve solicitação de pousos de aeronaves para rotas entre os dois países em Florianópolis. 

Continua depois da publicidade

Com um novo terminal que permite chegadas e partidas de aeronaves maiores, a Floripa Airport mantinha conversas com a TAP para voos a Portugal, e para América do Norte com outras empresas aéreas. Porém, com os efeitos da pandemia de coronavírus, o diretor geral acredita que as companhias se preocuparão, a princípio, em retomar as rotas paradas nesse período antes de buscarem novos mercados. 

Ouça a entrevista completa: