Os voos da empresa aérea Latam, via Aeroporto Regional Humberto Bortoluzzi, de Jaguaruna, estão suspensos até a próxima quarta-feira, dia 17. A empresa informou, por meio de nota, que as viagens foram canceladas em virtude da suspensão do Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio (SESCINC) do terminal. Bombeiros e caminhão estão a postos, porém como o serviço não é obrigatório devido ao porte do aeroporto, ele foi suspenso.
Continua depois da publicidade
O diretor comercial da RDL André Costanzo, que administra o terminal, explica que a resolução 455 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) isenta qualquer aeroporto que recebe menos de 200 mil passageiros ao ano de oferecer o serviço. Na vistoria realizada pela ANAC essa semana, foi constatado que alguns bombeiros estavam com o treinamento desatualizado, e por isso o serviço foi desativo no papel.
Costanzo explica que as duas companhias que utilizam o terminal, Azul e Latam, foram informadas, e que causou estranheza a decisão da Latam de suspender a operação. Uma notificação foi emitida sobre a falta do serviço de prevenção, embora equipe e caminhão estejam à disposição no local. A RDL negocia com a ANAC para que a notificação seja retirada da rede interna das empresas aéreas, a fim de evitar novos transtornos aos usuários.
— O aeroporto está 100% operacional segundo a ANAC. Tínhamos tido essa conversa com as companhias, para nossa surpresa, perto do horário da decolagem em Congonhas a Latam disse que não pode pousar pois existe essa notificação na rede interna. Mas eles já sabiam que era só oficialmente, porque tínhamos acordado que iria continuar igual, efetivo está lá, caminhão também — defendeu Costanzo.
A Latam informou que a suspensão representa um fato totalmente alheio à vontade da companhia, e que todas as decisões visam garantir uma operação segura. Segundo a nota, os passageiros afetados estão sendo informados para que possam efetuar a remarcação ou o reembolso integral dos bilhetes, sem custo adicional. Em caso de dúvidas, os clientes devem acionar a empresa pelos telefones 4002-5700 (nas capitais) ou 0300-570-5700 (nas demais localidades).
Continua depois da publicidade
Há duas semanas, a mesma empresa deixou de operar no terminal por alguns dias devido a problemas no caminhão do Corpo de Bombeiros. O equipamento foi consertado.