Até as 19h desta segunda-feira, o aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, teve 14 voos cancelados, sendo 13 da Azul – sete chegadas e seis partidas. O número total de atrasos chegou a 39. A TAM foi responsável por 20 desses casos. A companhia teve problemas de horário em sete chegadas e 13 partidas. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) pediu explicações à TAM sobre as falhas apresentadas no sistema de check-in durante o dia. Segundo nota da agência, a empresa aérea terá de comprovar, em 10 dias, a prestação de assistência aos passageiros afetados por atrasos e cancelamentos de voos.
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O sistema Amadeus, usado pela TAM, apresentou falhas, afetando companhias que o utilizam no mundo inteiro. Com a pane, o procedimento de check-in teve de ser realizado manualmente, o que gerou atrasos e filas em aeroportos do país. Segundo a Infraero, 40,6% dos voos programados da TAM decolaram com atraso superior a 30 minutos desde a 0h até as 14h de ontem. A Anac informou que está observando, por meio de sistema de monitoramento contínuo de atrasos e cancelamentos de voos, o desempenho operacional da companhia e o eventual comprometimento de sua malha aérea.
Depois de um dia tumultuado, o aeroporto de Viracopos reabriu para pousos e decolagens às 17h35min de ontem, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Após a remoção do avião cargueiro, as companhias aéreas foram autorizadas a retomar as operações. A primeira decolagem ocorreu às 18h11min, da empresa Azul Linhas Aéreas, com destino a Salvador (BA). A Azul, que responde por 85% das operações no aeroporto de Viracopos, precisou cancelar cerca de 450 voos, prejudicando cerca de 25 mil passageiros.
O avião cargueiro MD-11, da companhia norte-americana Centurion, quebrou parte do trem de pouso ao tocar a pista do terminal. A aeronave danificada teve que ficar no local, bloqueando a única pista do aeroporto. De acordo com a Infraero, desde o ocorrido, foram canceladas 235 partidas e 260 chegadas em Viracopos.
A demora na retirada do avião, segundo Infraero, decorreu pela complexidade da operação. A aeronave de 130 toneladas carregava ainda 19 toneladas de combustível. A pavimentação da pista sofreu ranhuras superficiais que já foram reparadas. A pista também passou por uma averiguação técnica feita pela Infraero.
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De acordo com a Azul Linhas Aéreas, companhia que responde por cerca de 85% das operações em Viracopos, o problema causou o cancelamento de mais de 450 voos da empresa programados até as 17 horas desta segunda-feira. Conforme a companhia, antes de ir para o aeroporto o passageiro deve verificar no site da empresa se o seu voo está na lista dos cancelados. Em caso positivo, deve entrar em contato com a empresa.