Pelo menos dois voos atrasaram na manhã desta sexta-feira (2) em Florianópolis. Conforme informado pela Floripa Airport, empresa concessionária do Aeroporto Hercílio Luz. Os atrasos foram causados pelo mau tempo na cidade.
Continua depois da publicidade
Um deles, o voo 3429 da Latam que vinha de Brasília, estava programado para chegar a Florianópolis às 9h05min, mas não conseguiu pousar. Conforme informações do site Flightaware, ele tentou aterrissar por três vezes no terminal da Capital, mas precisou retornar e pousar no aeroporto Afonso Pena, em Curitiba. Por volta das 11h20min, ele decolou da Capital paranaense e chegou a Florianópolis às 11h54min.
O servidor público federal Wallace Pinto estava no voo 3429 da Latam. Segundo ele, a informação passada pelo piloto da aeronave foi que a velocidade seria reduzida devido ao vento o que aumentaria o tempo de voo em 30 minutos.
— O piloto explicou que há um limite de vento da aeronave. Ficamos em Curitiba até que o vento reduzisse e com condições de segurança para aterrissar. Estava esperando que parasse. Mas não fez tentativa de aterrissagem em Florianópolis. Ele (piloto) informou a gente que aumentou o tempo em 30 minutos do descolamento, esperando que as condições melhorassem. Como não melhoraram, a empresa determinou que pousasse em Curitiba — contou o Wallace.
Ao aterrissar na Capital paranaense, os passageiros ficaram dentro do avião e esperaram por cerca de 35 minutos aguardando um relatório metateológico para que seguissem viagem para Florianópolis. Wallace disse que nem percebeu que a aeronave, por três vezes, tentou aterrissar em solo catarinense.
Continua depois da publicidade
— Nem percebi que o avião tinha chegado perto de pousar. Nem mesmo a tripulação se preparou para pouso. Viajo muito, não me assusto mais — concluiu.
Outro voo, que decolou de Guarulhos, em São Paulo, estava previsto para chegar a Florianópolis às 11h30min. No entanto, conforme informações do painel eletrônico do aeroporto, a aeronave, também da Latam, pousou às 12h18min.
Para a tarde desta sexta-feira, estão previstas rajadas de vento de até 80 km/h na região da Grande Florianópolis, Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litorais Norte e Sul, conforme boletim divulgado pelo Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram).
Puchalski: Sexta será um dia típico de inverno em Santa Catarina