Mais 32 pessoas foram repatriados nesta quinta-feira (02) em nova etapa da Operação Voltando em Paz, organizada pelo governo brasileiro em razão da guerra entre Israel e o Hamas. Segundo nota do Planalto, o grupo — de 12 homens, 9 mulheres e 11 crianças — estava na Cisjordânia. Para retirá-los do território, a Representação Brasileira em Ramala alugou três veículos, que primeiro conduziram os passageiros de onze cidades da Cisjordânia até a cidade de Jericó.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

De lá, cruzaram a fronteira com a Jordânia e, na sequência, embarcaram em outro ônibus fretado pelo governo brasileiro até Amã, capital do país. A aeronave VC-2 decolou da Jordânia às 16h50min (horário local) da quarta-feira (1º).

Catarinenses estão entre resgatados da guerra por governo brasileiro na Cisjordânia

Israel confirma bombardeio a campo de refugiados em Gaza, e Hamas fala em dezenas de mortos

Continua depois da publicidade

No Brasil, a aeronave cedida pela Presidência da República fez uma primeira parada na Base Aérea de Recife (PE), onde seis passageiros fizeram o desembarque. Os demais seguiram viagem até Brasília, onde pousaram às 8h15min.

De acordo com o governo, o destino final das famílias repatriadas será Foz do Iguaçu (oito pessoas), São Paulo (cinco), Florianópolis (quatro), Rio de Janeiro (três), Curitiba (dois), Goiânia (dois) e Porto Alegre (um). Ficaram em Recife três pessoas e outras três seguiram para Fortaleza. Uma permaneceu em Brasília.

Ainda segundo o Planalto, a operação Voltando em Paz já garantiu o retorno de 1.445 passageiros, em oito voos vindos de Israel e um da Jordânia, todos comandados pela Força Aérea Brasileira (FAB). No total, são 1.440 brasileiros, três bolivianas, um palestino e um jordaniano, além de 53 animais de estimação.

Brasileiros em Gaza

Na nota divulgada sobre o desembarque, o governo ainda destacou que, na Faixa de Gaza, região que não tem fronteira com a Cisjordânia, outro grupo de 34 brasileiros ainda aguarda a autorização para cruzar a fronteira com o Egito, único caminho viável para tomar outro voo da FAB que aguarda no Cairo.

Continua depois da publicidade

Como mostrou o Broadcast há pouco, a segunda lista de estrangeiros autorizados a saírem de Gaza foi divulgada nesta quinta-feira, 2, ainda sem a previsão de brasileiros. A informação foi divulgada pela embaixada do Brasil na Palestina.

— Novas listas serão publicadas em breve e nossos brasileiros devem estar nelas — disse embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas.

*Com informações de Amanda Pupo, do Estadão Conteúdo

Leia também

EUA vetam proposta brasileira na ONU sobre guerra entre Hamas e Israel

Conflito entre Israel e Palestina gera repúdio entre entidades brasileiras e especialistas de SC