O segundo avião da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou nesta quarta-feira (11) de Tel Aviv, em Israel, com destino ao Rio de Janeiro. Além dos 214 brasileiros resgatados do país após os recentes conflitos, o voo traz também animais — um cachorro e três gatos — pela primeira vez. As informações são da Agência Brasil.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
O voo deve chegar à Base Aérea do Galeão às 3h de quinta-feira (12). A repatriação, parte da operação Voltando em Paz, iniciou no final de semana, após o conflito entre Israel e o Hamas. O primeiro voo de resgate pousou em Brasília na madrugada desta quarta, com 211 passageiros. Destes, 107 desembarcaram em Brasília e 104 seguiram para o Rio de Janeiro, em dois aviões da FAB.
Alívio é a palavra que define o sentimentos dos brasileiros resgatados. O produtor de vídeo, Gleik Max, que estava no primeiro voo, conversou com a Agência Brasil e contou que precisou se proteger em um bunker (estrutura embaixo da terra, obrigatórias em construções israelenses, inclusive em hotéis que abrigam turistas).
Brasil monta operação para repatriar cidadãos de guerra entre Israel e Hamas
Continua depois da publicidade
— Foram dias de preocupação, embora a gente estivesse em uma área que não sofreu com bombardeios. Mas toda vez que a sirene tocava, a gente ia para o bunker. É gratificante voltar ao Brasil. Estou de volta à minha terra e muito feliz.
Ele contou que manteve contato permanente com a família, e que o clima no aeroporto o deixou mais tenso.
— Nós tentamos comprar uma passagem para sair de Israel. Compramos para Istambul e depois para Bucareste. As duas foram canceladas quando estávamos no aeroporto. E estava aquela correria, ficava pensando: ‘será que vai explodir alguma coisa aqui?’. Naquele momento, senti que estava em um país em guerra.
Veja como foi a chegada do primeiro voo:
Continua depois da publicidade
Segundo o Itamaraty, até esta quarta pela manhã, 2.723 brasileiros manifestaram interesse na repatriação. A maioria são turistas, hospedados em Tel Aviv e Jerusalém. De acordo com o governo brasileiro, devem haver voos de volta até domingo (15).
Brasileiros podem estar entre os reféns
Jonathan Conricus, um porta-voz do Exército israelense, afirmou nesta quarta que pode haver brasileiros entre os reféns do Hamas, levados à Faixa de Gaza. Segundo informações do g1, ele afirmou que também há norte-americanos, europeus e argentinos entre os possíveis reféns.
Cerca de 150 pessoas foram feitas reféns durante a invasão do grupo no sábado (7), conforme o governo de Israel. Entre elas, idosos, crianças e mulheres.
Apesar da declaração, o governo brasileiro não recebeu informações a respeito de possíveis brasileiros reféns. A brasileira Karla Stelzer Mendes, que estava no festival Universo Paralello, está entre os desaparecidos. No entanto, não há confirmação de que ela esteja mantida refém pelo Hamas.
Continua depois da publicidade
Leia mais:
VÍDEO: Catarinenses relatam drama em meio à guerra entre Israel e Hamas
Quem são os brasileiros mortos em Israel após ataque terrorista