A 11ª edição (2011-12) da Volvo Ocean Race (VOR) começou no dia 29 de outubro do ano passado em Alicante (Espanha) e de lá passou pela Cidade do Cabo (África do Sul), Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) e Sanya (China). Agora, a VOR está em Auckland (Nova Zelândia). A próxima parada é em Itajaí (Brasil). Depois, a regata segue para Miami (EUA), Lisboa (Portugal), Lorient (França), finalizando dia 8 de julho em Galway (Irlanda). São nove meses de competição e as seis equipes, com 11 tripulantes cada, irão velejar mais de 39.000 milhas náuticas.
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A competição conta com velejadores de 15 nações, 20 da Nova Zelândia, 9 da Austrália, 8 da França, 8 da Espanha, 5 dos Estados Unidos, 5 da Grã-Bretanha, 2 da Irlanda, 3 da África do Sul, 2 da Suécia, 2 dos Emirados Árabes, 1 da Alemanha, 1 da Noruega, 1 do Brasil, 1 da China e 1 da Bélgica.
A Volvo Ocean Race é uma modalidade esportiva que exige muita resistência de seus competidores. Corajosos velejadores utilizam a mais potente e eficiente tecnologia da vanguarda náutica, superando limites e desafiando a força das águas. Os competidores passarão por variações de temperatura de -5 a +40 graus Celsius e apenas poderão levar uma muda de roupa. A VOR é uma das principais competições de vela do circuito mundial.
Curiosidades
A Volvo Ocean Race é uma regata monotipo, ou seja, tem apenas um modelo de barco participando (VO 70). Apesar de ter variações na rota em diferentes edições, a corrida sempre inicia na Europa.
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A Holanda mantém o recorde de três vitórias na competição e o atleta local Conny van Rietschoten é o único navegador a vencer a corrida por duas vezes. O Brasil só teve um barco na Volvo Ocean Race, em 2005/2006. Comandado por Torben Grael, campeão da última edição, o Brasil 1 foi medalha de bronze.
O website oficial foi introduzido pela primeira vez na edição de 1997. Na época, a posição dos barcos era atualizada a cada seis horas. Hoje, os números são quase em tempo real e a posição é conferida a cada 20 minutos.
Cada barco tem 10 câmeras de vídeo, que devem render 20 minutos de gravação semanal obrigatória. Antes das regatas, os barcos passam por um rigoroso teste exigido pela organização. É o chamado teste de inversão. O objetivo é verificar se o VO 70 tem capacidade de voltar à posição original em caso de acidente durante alguma etapa da prova.
fonte: volvooceanraceitajai.com.br