Equipe Telefonica
A equipe Telefonica foi fundada por Pedro Campos e está competindo pela terceira vez consecutiva, tendo alcançado um lugar no pódio na última vez. A equipe possui no seu histórico uma longa lista de êxitos na vela, incluindo 15 títulos mundiais e três medalhas de ouro olímpicas. A participação na Volvo Ocean Race de 2008-2009 resultou no terceiro lugar geral e vitória na série de competições In-Port. Para esta edição, a equipe veleja em um Volvo Open 70 de terceira geração, o Telefonica, concebido por Juan Kouyoumdjian.
Continua depois da publicidade
A equipe Telefonica é a única que tem um brasileiro na tripulação, o líder de vigia,
João Signorini.
Abu Dhabi Ocean Racing
Continua depois da publicidade
A Abu Dhabi Racing recrutou uma equipe forte e experiente, que inclui um núcleo de veteranos da Volvo Ocean Race que participaram em 15 edições anteriores da regata. A equipe é liderada pelo skipper Ian Walker, e também tem Adil Khalid e Butti Ahmed Al Muhairi como parte da sua tripulação, os primeiros velejadores dos Emirados Árabes Unidos a participar na competição. A equipe compete no Azzam, barco desenhado e concebido pela Farr Yacht Design.
CAMPER com a Emirates Team New Zealand
Camper, a marca de calçado internacional sediada na Espanha, associou-se à Emirates Team New Zealand, uma das equipes de velejadores profissionais mais prestigiada do mundo para a sua primeira competição na Volvo Ocean Race. O projeto traz de volta à competição, os veteranos Grant Dalton e Kevin Shoebridge, como gestores da equipe. Ambos reuniram uma experiente tripulação de velejadores de regatas de circum-navegação sob as ordens do skipper Chris Nicholson a bordo do CAMPER, o Volvo Open 70 concebido por Marcelino Botin.
Groupama sailing team
Patrocinado desde 1997 pela Groupama, os desempenhos de Franck Cammas e respectivas tripulações destacaram-se ao velejarem multicascos. Desde a edição de 1993-1994, tendo Eric Tabarly como skipper, nenhuma equipa francesa participou na Volvo Ocean Race. Cammas, a lenda francesa das regatas, juntamente com o seu patrocinador de longa duração, Groupama, assumiu o desafio de conquistar e levar mais uma vez para casa o troféu desta competição oceânica. A Groupama compete num barco desenhado pelo duplamente vencedor da competição, Juan Kouyoumdjian.
PUMA Ocean Racing powered by BERG
A PUMA Ocean Racing, que atraiu as atenções dentro e fora da água na competição de 2008-2009, voltou para a edição de 2011-2012, de novo sob a liderança de Ken Read, e com uma experiente tripulação que, coletivamente, velejou em mais de 20 competições da Volvo Ocean Race. À tripulação juntaram-se dois membros de tripulação honorários, o surfista de grandes ondas, Laird Hamilton e o monstro marinho Marmo.
Continua depois da publicidade
Equipe Sanya
Equipe Sanya, patrocinada pelo Sanya Tourism Bureau, é a primeira representante chinesa na competição. A Sanya quer deixar a sua marca na VOR, com o veterano e duas vezes vencedor, Mike Sanderson como skipper e uma mistura de experientes velejadores e novos talentos incluindo, pelo menos, um velejador da China. A equipe veleja em um Volvo Open 70 de segunda geração que foi readaptado e rebatizado com o nome de Sanya para esta edição.