Foram quase 20 dias de travessia desde Auckland (Nova Zelândia). O barco norte-americano Puma e o espanhol Telefónica, únicos que resistiram ao mais duro desafio da regata de volta ao mundo, chegarão a Itajaí nesta sexta-feira, completando assim as 6.705 milhas náuticas (12.418 quilômetros) da quinta perna da Volvo Ocean Race.

Continua depois da publicidade

A expectativa era pela chegada no início da tarde, mas na noite de quinta a organização refez os cálculos. Com ventos fortes pela frente, os dois barcos apontarão no Litoral por volta das 8h.

Desde quinta-feira em águas brasileiras, eles virão de Balneário Camboriú, passarão pelo Molhe da Barra e entrarão no Rio Itajaí, antes de parar na Vila da Regata. A flotilha será recebida por 20 embarcações, da Marinha do Brasil, organização e espectadores.

A chegada promete ser emocionante, já que o Puma se defende como pode da última tentativa do Telefónica de ultrapassar os norte-americanos. Quinta-feira à noite, a diferença entre eles era de 19 milhas náuticas (cerca de 35 km), mas com os espanhóis navegando com ventos muito mais fortes à leste da costa do Rio Grande do Sul.

Continua depois da publicidade