A ação de voluntários que fizeram a limpeza das margens de rios e praias em Balneário Camboriú e Itajaí terminou com duas toneladas de resíduos recolhidas.

Continua depois da publicidade

Entre os materiais mais improváveis encontrados havia cabos de aço, capacete e até uma lona com mais de 100 quilos que havia sido deixada no manguezal na foz do Rio Camboriú, em Balneário.

O material foi todo levado a uma cooperativa de recicláveis no Bairro Imaruí, em Itajaí, e pesado.

A mobilização foi promovida pela Univali e faz parte do movimento Clean Up The World (Limpando o Mundo), evento de mobilização voluntária que tem o objetivo de conscientizar as pessoas para o problema do lixo nas praias, rios e lagos.

Continua depois da publicidade

A ação é mundial, apoiada pela ONU, e teve início na Austrália em 1993. Espalhou-se por mais de 25 países, com mais de 35 milhões de voluntários. No Brasil, começou em 2003 em Copacabana por meio do projeto Limpeza na Praia, feito pelo Instituto Ecológico Aqualung. Desde 2006 a Univali também participa do projeto.

Além de Balneário e Itajaí a ação também ocorreu em Penha, Camboriú e Navegantes, onde foi coordenada pela Fundação do Meio Ambiente.