O sábado foi de sol e calor durante toda a manhã em Joinville. Quem tirou o fim de semana para se refrescar sem enfrentar o movimento das rodovias no caminho das praias, escolheu a zona rural e a água doce dos rios. Das 9h às 11h30, os moradores e banhistas que passaram pela Estrada Comprida, no bairro Vila Nova, foram recebidos por uma blitz educativa para orientar e prevenir sobre alguns perigos que o banho de rio pode oferecer. É nesta época que aumenta o número de ocorrências envolvendo afogamentos nas regiões rurais da cidade.
Continua depois da publicidade
Voluntários do Projeto Piava (Prevenção a Incidentes e Afogamento no Verão em Água Doce) pararam os carros e entregaram panfletos e sacolas ecológicas para jogar lixo. Nos panfletos haviam orientações para prevenir acidentes nos locais de banho e também como evitar a poluição.
— Existe muita reclamação dos moradores sobre o lixo deixado pelos banhistas. Eles chegam a recolher sacolas cheias de sujeira deixadas no fim de semana —, comenta o bombeiro Sidnei Andrade.
Esta foi a primeira blitz do ano e a segunda da temporada, mas outras quatro já estão marcadas até o mês de fevereiro, no Quiriri, Piraí e Praia Vigorelli. Fazem parte do projeto os Bombeiros Voluntários, Defesa Civil, Núcleo de Voluntários da Defesa Civil (Nudec), Guarda Municipal e agentes de trânsito.
— O caminho é a prevenção. No folder que entregamos aos visitantes tem algumas dicas como conhecer o local, verificar as condições climáticas e a correntezas. São dicas simples, mas que podem evitar um acidente mais sério. E as pessoas quando recebem o material acabam se conscientizando —, disse Maykon Richter, coordenador da Defesa Civil.
Continua depois da publicidade
O trabalho da equipe neste sábado abordou 133 veículos e entregou panfletos a 255 pessoas.
Bombeiros fazem rondas nos rios
A família de Ana Carolina de Souza, 10 anos, aproveitou o calorão para passar o dia no rio. Os pais estavam sempre de olho na menina, que adora água. Eles se sentiram mais seguros com a presença dos bombeiros voluntários, que se deslocaram até os rios para orientar a população.
Durante a temporada, equipes realizam rondas em 19 pontos mapeados pela Defesa Civil nos rios do Piraí e Quiriri.
— A própria população se sente mais segura com a presença dos bombeiros e também é uma forma de prevenção —, garante Sidnei.
Os voluntários entregaram panfletos, conversaram com os moradores e observaram se nenhum banhista estava em situação de perigo.
Continua depois da publicidade
As famílias Schmidt e Michelon, que foram preparadas para um churrasco na beira do rio, também aprovaram a presença dos voluntários.
— Tenho muito medo, na praia já fico sempre perto do salva-vidas. Ficamos sempre de olho nas crianças, mas é sempre bom saber que tem os bombeiros para alguma emergência —, disse a mãe do menino Matheus Schmi, que brinca com a família dentro do rio.