Voluntários arregaçaram as mangas neste domingo para promover um mutirão de limpeza de um dos cartões postais mais bonitos de Florianópolis, a Lagoa da Conceição. Cerca de 30 pessoas participaram da ação, que focou em juntar a sujeira menor, como bitucas de cigarro e tampinhas de garrafa, além de colocar placas de conscientização ao longo da Avenida das Rendeiras.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias da Grande Florianópolis
O voluntário Luiz Antônio Faraoni, que faz parte da organização Sea Shepherd, organizadora do evento, destacou a importância de cada pessoa fazer a sua parte:
– As pessoas estão acostumadas a transferir a responsabilidade para os outros, para o Governo, mas são elas que sujam também. Grande parcela só reclama e não faz nada, tem gente que senta na beira da Lagoa e joga suas bitucas de cigarro – falou.
Continua depois da publicidade
Na visão do engenheiro Joaquim Burin, é papel de todos os cidadão colaborar. Ele mora em São Paulo, está de férias na Ilha visitando o filho, e se juntou aos voluntários:
– Estava sentada apreciando o visual e fiquei incomodado de não ajudar. É fundamental que exista uma mudança na sociedade sobre a questão do lixo, e deve vir dos pais ensinando aos filhos desde criança.
Apesar do foco não ser recolher lixo grande, até as 14h os voluntários já haviam preenchido sete sacos de 100 litros. Segundo Luiz Antônio, os vestígios mais encontrados foram bitucas de cigarro, principalmente em frente aos bares.
Continua depois da publicidade