Uma pequena ação solidária, mas de grande valor para pessoas que pouco têm na vida. Neste domingo, 03, no Centro de Florianópolis, dezenas de pessoas em situação de rua tiveram a oportunidade de fazer atendimento odontológico, corte de barba e cabelo e receber doações de roupas.
Continua depois da publicidade
A iniciativa é do diácono Ricardo José de Souza, que encabeça o projeto Amor Sobre Rodas, promovido pela Associação Diácono Ademi Pereira de Abreu. Desde 1997 o grupo faz ações solidárias junto a pessoas em situação de rua, seguindo os ensinamentos escritos no livro sagrado dos católicos.
— Está no nosso sangue. Obra de caridade, para mim, é colocar o evangelho em prática. Muita gente fala em deus, mas são poucos os que realmente praticam seus ensinamentos. Temos que tratar todos com respeito e igualdade — disse Ricardo.
Neste domingo, foram mais de 10 atendimentos odontológicos e 30 cortes de cabelo, tudo isso feito por dois dentistas e três cabeleireiras. Francelino de Souza, de 54 anos, chegou em Florianópolis há um ano, vindo de Belém do Pará. Hoje, era só alegria com o corte na “peruca”.
Continua depois da publicidade
— Assim que soube, vim cortar o cabelo. As meninas são muito legais, tratam gente com muito respeito. Estou deixando o cabelo no jeito, porque estou procurando emprego. Não estou na rua à toa — afirmou Francelino.
Ao seu lado, estava Valssonir Lima, de 43 anos, natural da Capital catarinense. Valssonir estava dormindo quando a ação solidário começou, mas não demorou muito para vestir uma camiseta e ir ao encontro dos voluntários.
— E eu estava dormindo, aí me acordaram avisando que o pessoal estava aqui. Como a minha barba estava um pouco feia, decidi vir. Essa ajuda é de muito valor para a gente — afirmou Valssonir.
Continua depois da publicidade
Retribuição à sociedade
Entre as ações solidárias, talvez a mais importante seja o atendimento odontológico, principalmente porque nenhum médico convidado pela associação se dispôs a atender voluntariamente. Além da distribuição de kits com escova, pasta de dente e sabonete, dois dentistas fazem consultas gratuitas à população em situação de rua.
— É um trabalho voluntário, uma coisa muito gratificante para nós também. Estamos trabalhando sem aparecer, pensando em uma contribuição pequena para essas pessoas que não têm quase nada — disse o dr. Anderson Kindermann.
Anderson e o dr. Gilbert Dellajustina fazem atendimento de resolução rápida e baixa complexidade, como limpeza, restaurações e pequenas cirurgias. Dentro do possível, fazem, também, consertos de próteses.
Continua depois da publicidade
— Eu me formei na UFSC, é minha obrigação retribuir de alguma maneira à sociedade. Acredito que esta ação tem três pilares: a melhora da qualidade de vida deles, uma contribuição para a sociedade como um todo, e a gratificação pessoal de poder ajudar o próximo — disse Dellajustina.