O volume de serviços no Brasil cresceu 1,1% em fevereiro frente a janeiro deste ano, divulgou o IBGE nesta quinta-feira (27). O destaque para o setor de transportes (2,3%), que recuperou parte da perda de 4,4% verificada no mês anterior.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Os demais avanços do mês vieram dos serviços de informação e comunicação (1,6%) e dos outros serviços (0,7%). Em contrapartida, os serviços profissionais, administrativos e complementares (-1,0%) e serviços prestados às famílias (-0,7%) tiveram variação negativa no mês.
Em relação ao mesmo período de 2022, o volume de serviços avançou 5,4% no país, na 24ª taxa positiva seguida. Entre os setores, os de informação e comunicação (8,7%) e de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (5,2%) exerceram as principais contribuições positivas sobre o volume serviços.
De acordo com o IBGE, o bom resultado no setor de informação e comunicação foi impulsionado pelo aumento de receita das empresas de telecomunicações; desenvolvimento e licenciamento de softwares; tratamentos de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na Internet; desenvolvimento de programas de computador sob encomenda; e suporte técnico.
Continua depois da publicidade
Já no de transportes, o destaque foi para transporte rodoviário coletivo de passageiros; aéreo de passageiros; rodoviário de cargas; estacionamento de veículos; gestão de portos e terminais; ferroviário de cargas; e transporte dutoviário, no último.
Leia também
Vendas do comércio de SC crescem 0,4%, puxadas por produtos de informática e comunicação
Mais de 824 mil contribuintes de SC já declararam o Imposto de Renda 2023
SC passa a ter 3 cidades entre as 5 com imóveis mais caros no Brasil