Um retrato de pessoas que acordam cedo todos os dias para batalhar o presente e construir o futuro guiados por seus valores e sonhos. Uma família tipicamente brasileira elevada ao primeiro plano e envolvida em uma trama sobre o cotidiano, conquistas e o preço que estamos dispostos a pagar por elas. Esta é a premissa que norteia “Volta por Cima”, próxima novela das sete, que estreia dia 30 de setembro, na NSC TV.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O enredo se passa no subúrbio carioca e segue a jornada de Madalena (Jéssica Ellen) e Jão (Fabrício Boliveira), dois personagens que representam a luta diária de muitos brasileiros. Em ‘Volta Por Cima’, a história de Madalena começa quando a de seu pai termina. Com a morte de Lindomar (MV Bill), Madá passa a chefiar a casa com coragem e resiliência. Para ela, não há lugar para a tristeza quando se é filha de um cara que tinha tanta alegria na vida.
— A história fala sobre os resultados das nossas escolhas. Teremos a Madá e o Jão como representantes do povo que luta e batalha com otimismo e com ética para chegar às suas conquistas. E também daqueles que escolhem outros caminhos — define o diretor artístico André Câmara.
Veja mais sobre Volta por Cima
Continua depois da publicidade
É essa reflexão que se apresenta ao longo dos capítulos: enquanto a ética norteia a decisão de alguns, outros não resistem aos caminhos tortuosos, mesmo que isso signifique passar por cima da família e da lei. Quem dará de fato a volta por cima?
MV Bill comenta seu retorno às novelas
Amplamente reconhecido por seu trabalho dentro do movimento Hip Hop, MV Bill fez sua estreia na teledramaturgia em 2010, como o professor de matemática Antônio, no seriado Malhação. Após 14 anos, ele retorna às novelas em “Volta por Cima”, onde interpreta o motorista de ônibus Lindomar. Para o artista, a possibilidade de identificação do público com o roteiro foi um dos atrativos para aceitar este novo trabalho.
— Logo de cara o que mais me chamou atenção foi o tipo de enredo, o roteiro. É uma história que sai um pouco das tramas que são lugar comum na TV aberta. É sobre o dia a dia, sobre o cotidiano dos brasileiros. Quando eu li sobre quem era o Lindomar, pensei que seria uma ótima oportunidade de levar veracidade para essa essa história e de fazer também com que vários brasileiros se identifiquem — comenta.
Para dar vida a Lindomar, MV Bill participou de workshops com o objetivo de se aprofundar na realidade e na rotina dos motoristas de ônibus.
Continua depois da publicidade
— O Lindomar é um motorista de ônibus, pai de família, que muitas vezes não é reconhecido como um profissional de importância, mas ele é uma pessoa importante, que não perde a sua honestidade, sua dignidade, mesmo passando por perrengues. Para desenvolver este personagem, eu fui em alguns laboratórios preparados pela produção da novela. Fui conhecer de perto a vida dos motoristas de ônibus da vida real. Uma realidade que é muito dura, né? Porque é uma profissão invisível, mal remunerada, tem muita responsabilidade envolvida, acho que isso fará com que muitas pessoas se reconheçam — destaca.
O clima durante as gravações também foi ressaltado pelo cantor como um ponto positivo.
— A receptividade dos outros atores comigo foi super carinhosa. Existe uma atmosfera muito saudável e respeitosa entre todos os profissionais, na frente das câmeras e nos bastidores. Isso reflete na hora de atuar — elogia.
Bill ainda ressalta a importância do povo brasileiro se ver e se reconhecer, em toda a sua diversidade, na televisão.
— Eu tomo muito cuidado quando falo de representatividade, porque às vezes parece que pessoas negras só vão estar representando se estiverem em papéis de riqueza, de pessoas muito poderosas. Às vezes você pode estar no papel de pessoas muito simples e passar uma excelente mensagem, o Lindomar é esse tipo de personagem. Eu quero ser um artista multifacetado, versátil, que consiga comunicar de outras formas além da música e atingir outros públicos — conclui.
Continua depois da publicidade
“Volta por Cima” estreia em 30 de setembro e irá ao ar de segunda a sábado, depois do NSC Notícias.
Por João Vitor Monteiro e Giovanna Afonso
*Sob supervisão de Romí de Liz
Leia também
Xuxa é confirmada no Rock In Rio 2024 com show depois de Katy Perry
Fim de semana na Grande Florianópolis tem Luan Santana e peça A Última Sessão de Freud