A Volta Internacional do Estado de São Paulo de Ciclismo, que começa neste domingo, dia 11, reunindo os melhores atletas do Brasil e convidados da Argentina, Uruguai e Estados Unidos, marca o início da luta por mais vagas na delegação nacional que irá aos Jogos Olímpicos de Atenas/2004. O término da disputa, que terá 1.152 quilômetros divididos em nove etapas, será no dia 18, com chegada na Universidade de São Paulo (USP).

Continua depois da publicidade

Com premiação total de R$ 47,135 mil, a prova distribuirá 180 pontos (25 para o campeão) no ranking da União Ciclística Internacional (UCI), que define os participantes na Olimpíada. O Brasil ocupa a 36ª posição na lista, com 351 pontos, e por enquanto tem apenas uma vaga nos Jogos, garantida pelo catarinense Murilo Fischer, campeão do Mundial B (para atletas não-profissionais) no ano passado, na Suíça. Para assegurar mais duas vagas, os brasileiros precisam ficar entre os 30 primeiros colocados no ranking mundial até o dia 30 de abril.

O Brasil estará representado na competição por 15 equipes, sendo oito de São Paulo e duas de Santa Catarina, além de seleções de Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e do Norte/Nordeste. O Uruguai e a Argentina também estarão representados por suas seleções, enquanto os competidores dos Estados Unidos defendem a equipe da Toshiba-Aerospace Engineering.