Faltando uma semana para que os ônibus municipais e intermunicipais voltem a circular em Florianópolis, a prefeitura da Capital trabalha nos ajustes finais do plano de retomada, que incluem a definição de um novo quadro de horários para o transporte municipal e a testagem de 1,5 mil funcionários do sistema, agendada para este fim de semana.

Continua depois da publicidade

O retorno do transporte coletivo municipal e intermunicipal em Florianópolis está marcado para a próxima quarta-feira (17), com uma série de medidas de prevenção contra o coronavírus. Entre elas, estão a limitação de 40% da ocupação dos veículos e o funcionamento apenas de segunda a sexta-feira.

Segundo o secretário de Mobilidade e Planejamento Urbano, Michel Mittmann, o quadro de horários utilizado nas operações até o último dia 18 de março, quando os serviços foram suspensos por conta do coronavírus, será modificado. As mudanças devem ser anunciadas na próxima segunda-feira (15). No mesmo dia, a prefeitura também deve divulgar um manual com orientações para os usuários.

— No momento, estamos afinando os últimos detalhes sobre esse quadro de horários. Estamos trabalhando na programação geral do sistema, levando em conta a definição de horários diferenciados para o setor produtivo, e identificando quais locais podem ter problemas com de taxa de ocupação, a partir das médias (de ocupação) que temos no histórico — explicou o secretário em entrevista na manhã desta quarta (10).

Outra medida fundamental na preparação para a retomada, de acordo com o secretário Mittmann, é a testagem dos funcionários do sistema de transporte. A prefeitura prevê aplicar 1,5 mil testes RT-PCR (biologia molecular), considerado o mais confiável para a detecção da Covid-19. Eles serão realizados neste fim de semana, entre sábado e domingo.

Continua depois da publicidade

— O fundamental nessa etapa é garantir a segurança do usuário e a manutenção do sistema. Porque se houver qualquer alteração nos números da Covid-19 a gente vai ser obrigado a fechar o transporte novamente. Precisamos que a população tenha consciência, respeite as medidas de segurança e só use o sistema de transporte quando for realmente necessário — reforça o secretário Mittmann.

Até esta terça-feira, Florianópolis somava 840 casos de Covid-19 e oito mortes confirmadas pela doença, conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES). A Capital chegou a ficar 32 dias sem registrar óbitos pelo coronavírus, até este sábado (6), quando uma mulher de 75 anos faleceu no Hospital de Caridade.

Mais de 6 mil já se cadastraram para check-in

Nesta terça-feira (9), a Prefeitura de Florianópolis informou que mais de 6 mil pessoas já fizeram o cadastro na plataforma de check-in para registro via QR-Code da utilização do transporte coletivo.

Conforme a administração municipal, a ideia é que o check-in possibilite o monitoramento dos usuários do sistema de transporte, identificando possíveis passageiros que já tenham sido diagnosticados com coronavírus e permitindo a adoção de medidas como a testagem dos demais usuários.

Continua depois da publicidade

O que muda na volta do transporte da Capital

Além da circulação apenas de segunda a sexta e da limitação de 40% da capacidade dos ônibus, o uso de máscara será obrigatório dentro dos ônibus, nos terminais e nos pontos de parada. Lanchonetes e alimentação nessas dependências não serão permitidas.

Também não será aceito o uso de cartão estudante pelos ônibus. Conforme a prefeitura, essa medida ocorre porque as aulas permanecem suspensas. A intenção, de acordo com a administração municipal, é diminuir expressivamente a demanda pelo transporte coletivo. 

Como todos os veículos possuem câmeras, a prefeitura comunicou que a fiscalização será rigorosa na exigência da máscara e da ocupação adequada dos ônibus.

A prefeitura também informou que os ônibus estarão equipados com dispenser de álcool gel, e que não será aceito pagamento em dinheiro dentro dos veículos. O consórcio venderá cartões pré-pagos nos terminais e por telefone, com envio por delivery. Os veículos também passarão por sistema especial de higienização ao longo do dia.

Continua depois da publicidade

Além das medidas no próprio sistema de transporte, também haverá mudanças nos horários de entrada e saída do setor produtivo. Em conjunto com as entidades, a prefeitura elaborou uma escala de horários com diferentes turnos para cada segmento do setor. A intenção é evitar horários de pico no sistema de transporte.