A segunda-feira marcou o retorno da circulação de ônibus em pelo menos oito das principais cidades de Santa Catarina. O transporte coletivo estava suspenso nas cidades catarinenses desde 18 de março, quando o governo do Estado publicou o primeiro decreto com medidas de distanciamento social para enfrentar a pandemia do novo coronavírus.
Continua depois da publicidade
Na semana passada, o Estado editou novo decreto que passou a permitir às prefeituras decidir sobre a retomada de circulação dos ônibus a partir desta segunda-feira (8). Com isso, muitos municípios liberaram o transporte coletivo nesta segunda.
A retomada ocorreu nesta segunda-feira com medidas semelhantes em praticamente todas as cidades que retomaram o serviço. Entre as novas normas de proteção estão o uso obrigatório de máscara, a capacidade limitada dos veículos, os horários reduzidos, linhas de segunda a sábado e proibição de passageiros idosos, que fazem parte do grupo de risco de complicações da covid-19. Em geral, o primeiro dia foi de baixo movimento dos passageiros e adequação por parte das empresas.
Apesar das iniciativas para reduzir o risco de contaminação, entre os passageiros ainda há desconfiança para voltar a usar o serviço. Rosana Vieira voltou a utilizar o ônibus na manhã desta segunda-feira (8) na volta do trabalho, entre São José e Palhoça. Em uma das linhas que pegou, havia apenas três passageiros. Mesmo assim, admite que ainda tem receio.
– Tem álcool gel, cuidados estão sendo tomados, mas a gente está voltando com medo – afirmou.
Continua depois da publicidade
Confira abaixo a situação da retomada do transporte coletivo por região do Estado:
Grande Florianópolis

Biguaçu, Palhoça e São José: Os ônibus voltaram a circular nesta segunda-feira nessas três cidades. Nessas cidades, o serviço funciona com horário de sábado, e aos sábados, com horários de domingo. No domingo não há transporte. A ocupação máxima é de 50% dos veículos e idosos não podem usar o serviço. O uso de máscara é obrigatório.
Em Florianópolis, a prefeitura prorrogou a suspensão do transporte coletivo e agendou a retomada para o dia 17 de junho.
Vale do Itajaí
Brusque: Os ônibus de Brusque também voltaram a circular nesta segunda-feira, com horários de segunda a sábado. Nesse caso, a lotação máxima dos veículos é igual ao número de assentos. O uso de máscaras também é obrigatório e os ônibus devem trafegar com as janelas abertas. As higienizações ocorrem a cada viagem.
Balneário Camboriú: o transporte coletivo estava liberado para voltar nesta segunda-feira, mas a empresa responsável enfrenta dificuldades e ainda discute com a prefeitura como deve ser a retomada. O transporte intermunicipal está liberado, mas linhas como Balneário Camboriú-Itajaí, por exemplo, não estão circulando porque os ônibus seguem proibidos em Itajaí.
Continua depois da publicidade
Blumenau: os ônibus devem voltar a circular no dia 15. Os passageiros também vão precisar usar máscara e os terminais vão ter marcações no chão para delimitar o distanciamento. O pagamento será feito apenas pelo cartão.
Norte

Joinville: o serviço de transporte coletivo também foi retomado nesta segunda na principal cidade do Norte de SC. Pela manhã, nenhum ônibus atingiu o mínimo de 60% de ocupação dos veículos, conforme determinado pelo município. A cidade também tem regras como andar com janelas abertas, uso de máscaras por passageiros, pagamento apenas em cartão e veto aos idosos.
São Francisco do Sul: o serviço também foi retomado nesta segunda-feira.
Jaraguá do Sul: a prefeitura decidiu esperar mais alguns dias e informou que o transporte deve voltar na segunda quinzena de junho.
Oeste
Chapecó: a cidade com mais casos confirmados do novo coronavírus decidiu esperar um pouco mais para retomar o transporte coletivo. Nesta segunda, o prefeito Luciano Beligon informou que os ônibus só devem voltar a partir de 22 de junho. Medidas sanitárias também devem ser adotadas.
Continua depois da publicidade
Concórdia: a estimativa é de que os ônibus voltem a circular na próxima segunda-feira (15). Até lá, as empresa ainda devem se adequar às novas normas restritivas e testar todos os funcionários.
Serra
Lages: o município de Ônibus voltaram a circular com restrições e horários reduzidos nesta segunda-feira em várias cidades de SC com normas semelhantes às de outros municípios, como escala reduzida, limitação de usuários e proibição de entrada de passageiros com mais de 65 anos.
Sul
Criciúma: os ônibus também voltaram a circular na cidade do Sul de SC, mas tiveram pouco movimento no primeiro dia após o retorno. As normas de exigência de máscara, higienização e proibição de passageiros com mais de 65 anos. Das 75 linhas, 39 estão funcionando, segundo a prefeitura. O transporte também voltou nas cidades de Tubarão, Gravatal, Jaguaruna, Laguna e Imbituba, conforme decisão conjunta tomada na Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel). ÇI