Com redução de horários e restrição de ocupação, os ônibus voltaram a circular nesta quarta-feira (17) em Florianópolis. Depois de quase três meses de suspensão por conta do coronavírus, a retomada da operação foi tranquila – passageiros usavam máscaras, respeitando as regras de prevenção, e trafegavam em veículos mais vazios que o normal. O serviço estava paralisado desde o dia 18 de março.

Continua depois da publicidade

Conforme a prefeitura, houve apenas um caso pontual em que os fiscais precisaram agir. Foi por conta de um ônibus com lotação acima do permitido no Tican (Terminal de Integração de Canasvieiras), no Norte da Ilha, por volta das 6h10min. Parte dos usuários precisou deixar o veículo e foi transferida para um ônibus extra.

Pelo Twitter, o prefeito Gean Loureiro se manifestou sobre o caso:

— Pessoal, não adianta insistir e brigar com o fiscal. É para a sua segurança! E não adianta brigar com motorista também. Nós vamos impedir a partida do Centro de Controle Operacional. Temos câmeras em todos os ônibus — escreveu o prefeito.

A retomada do transporte coletivo municipal em Florianópolis, que está em fase de testes, ocorre com uma série de regras de prevenção contra a Covid-19. Os veículos rodam somente de segunda a sexta-feira e com lotação máxima de 40%. Além disso, não é permitido usar dinheiro para pagar as passagens.

Continua depois da publicidade

A Capital regista 960 casos de coronavírus e 9 mortes pela doença, conforme o boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES) desta terça-feira (16). A décima morte já foi confirmada pela prefeitura, mas ainda não é contabilizada pelo Estado.

A volta dos ônibus foi acompanhada por videomonitoramento. Conforme a prefeitura, cada veículo circula com três câmeras internas e uma externa. Já o transporte intermunicipal ainda não retornou. A chegada e saída de ônibus de outras cidades da Grande Florianópolis na Capital deve ser permitida a partir de segunda (22).

Terminais têm movimento tranquilo, mas houve filas para adquirir cartão

No Ticen (Terminal de Integração do Centro), o principal de Florianópolis, no Centro da cidade, a circulação de pessoas foi tranquila ao longo de toda a manhã. Guardas municipais e fiscais orientavam os usuários. Não houve registro de pessoas sem máscara.

O local também passou por mudanças. Os bancos de espera dentro das plataformas foram retirados e as lanchonetes seguem fechadas, para evitar a aglomeração. Também havia disponibilização de álcool em gel. Em alguns dos dispensers, o produto estava em falta no início da manhã, mas funcionários garantiram a reposição em seguida.

Continua depois da publicidade

— Eu sou a favor da volta, pra mim vai melhorar muito. Estava vindo de carona com a minha chefe — disse Taiana Gonçalves, 35 anos, moradora do bairro Rio Vermelho, sobre o retorno dos ônibus.

Usando uma proteção de acrílico para cobrir todo o rosto, além da máscara de pano, ela contou que precisa se deslocar todos os dias para o Centro da cidade, onde trabalha no setor administrativo de uma empresa.

Taiana Gonçalves , moradora de Florianópolis
Taiana Gonçalves usou ônibus para se deslocar para o trabalho nesta manhã (Foto: Diorgenes Pandini, NSC Total)

Já Lenise da Silva, 49 anos, voltou a trabalhar nesta quarta. A loja de roupas onde ela é funcionária permaneceu fechada deste o início da pandemia e só reabriu as portas com o retorno do transporte.

— No ônibus que eu vim, todos respeitando as normas e mantendo distância. Bem tranquilo – comentou, sobre a ocupação dos veículos.

Continua depois da publicidade

Do lado de fora das plataformas, houve filas em frente à central onde são adquiridos e recarregados os cartões usados no transporte coletivo. Muitas pessoas procuraram o local nesta quarta porque ainda não tinham o item, já que o pagamento com dinheiro está proibido. Porém, o distanciamento era respeitado, com as pessoas obedecendo as marcações que havia no chão.

Fila para adquirir cartão no Ticen
Fila para adquirir cartão no Ticen, na manhã desta quarta (Foto: Diorgenes Pandini, NSC Total)

No Terminal de Integração da Trindade (Titri), cobradores dizem que o movimento maior foi no início da operação, na saída dos bairros. O Terminal de Integração da Lagoa da Conceição (Tilag) também registrou movimentação tranquila na manhã desta quarta-feira.

Mais de 2 mil fizeram check-in nos ônibus

Para a retomada dos ônibus, a prefeitura implantou um sistema de QR Code que será oferecido em cada ônibus para check-in voluntário dos passageiros em cada linha.

Até as 9h20min desta quarta, 2.344 pessoas fizeram o check-in nos ônibus de Florianópolis, de 17 mil cadastradas, informou a prefeitura.

Continua depois da publicidade

Ainda conforme a prefeitura da Capital, a ideia é que isso ajude o município a monitorar as pessoas que estiveram no mesmo veículo. Assim, caso haja alguma pessoa infectada pelo coronavírus em determinada linha, será possível avisar os usuários.

Para fazer o check-in, é necessário realizar um cadastro, apenas uma vez. Ele pode ser realizado pelo site www.covidometrofloripa.com.br ou no próprio ônibus, por meio do QR Code que ficará num painel próximo do validador de cartões.

Veja mais fotos:

Ônibus voltam a circular em Florianópolis
Ônibus voltaram a circular em Florianópolis na manhã desta quarta (Foto: Diorgenes Pandini, NSC Total)

Usuário do Ticen usa máscara
Uso de máscaras é obrigatório na volta do transporte em Florianópolis (Foto: Diorgenes Pandini, NSC Total)

Continua depois da publicidade

Passageiros no Ticen, em Florianópolis
Movimento de passageiros na retomada dos ônibus em Florianópolis (Foto: Diorgenes Pandini, NSC Total)

Gean loureiro monitora volta dos ônibus
Prefeito Gean Loureiro monitora a volta dos ônibus em Florianópolis (Foto: Leonardo Souza, PMF)

Novo quadro de horários

O transporte dos ônibus vai operar inicialmente apenas de segunda a sexta-feira, sem funcionar durante os finais de semana. O objetivo da medida é evitar deslocamentos desnecessários.

Os horários das linhas podem ser conferidos no site da Prefeitura de Florianópolis ou pelo site do Consórcio Fênix.

A retomada do serviço prevê uma frota extra de veículos que vai operar de acordo com a demanda e caso seja necessário para atender a população. A preparação para o retorno do transporte público contou também com a testagem para a Covid-19 de 1,5 mil trabalhadores que atuam no sistema.

Continua depois da publicidade

O retorno da operação busca atender a trabalhadores do comércio e da área da saúde, que até o momento vinham contando com linhas especiais, e a população que necessita de um meio de transporte para atividades essenciais como consultas médicas, supermercado, farmácia e atendimento bancário.

A prefeitura reforça que quem estiver com algum sintoma ou suspeita de Covid-19 não deve sair de casa e nem utilizar o transporte coletivo. A orientação é acionar o Alô Saúde pelo 0800.333.3233 para mais informações sobre como proceder.

Normas de segurança:

Quem vai utilizar o transporte coletivo deve se atentar às normas de biossegurança antes mesmo do embarque, durante a viagem, e também nos terminais.

Confira as regras e orientações:

– usar máscara

– evitar aglomeração nos pontos de parada

– evitar contato com outras pessoas

– higienizar as mãos antes e depois de entrar no veículo

– evitar contato com estruturas dos veículos

– sentar-se preferencialmente próximo às janelas

– janelas devem ser mantidas abertas mesmo em dias de frio ou chuva

– não é permitido consumir alimentos nos ônibus ou nos terminais

– manter a etiqueta da tosse, cobrindo boca e nariz com antebraço, evitando utilizar as mãos

– a lotação máxima de cada veículo é de 40%

Como adquirir créditos ou cartão pré-pago

Quem utiliza o Cartão Cidadão e Cartão do Vale Transporte convencional já pode realizar a compra de novos créditos pelo site www.consorciofenix/passerapido. O pagamento é via boleto e os créditos são disponibilizados em dois dias úteis devido à compensação do boleto.

Continua depois da publicidade

Desde segunda-feira (15), o serviço de delivery de novos cartões pode ser solicitado. Basta acessar o site do Consórcio Fênix, seguir o passo a passo, gerar o boleto e realizar o pagamento. A entrega é feita em 48h após a confirmação do pagamento.

Estudantes e residentes de áreas da saúde

Os cartões estudantis estão bloqueados porque as aulas presenciais ainda estão proibidas, mas os estudantes que fazem estágio obrigatório ou são residentes da área da saúde deverão fazer a troca por um outro cartão pré-pago específico. O pedido pode ser presencial ou online. Mais informações no site da Prefeitura de Florianópolis.