Cinco trabalhadores do transporte coletivo de Florianópolis não voltam às atividades nesta quarta-feira (17), porque estão infectados com Covid-19. Outros dois também não retornarão, porque não compareceram para refazer os testes, após resultados inconclusivos na primeira tentativa. Os mais de 1,6 mil funcionários foram submetidos ao exame antes de retornarem ao serviço, para segurança dos servidores e passageiros.

Continua depois da publicidade

> Acompanhe a volta dos ônibus em Florianópolis em tempo real

Conforme divulgado pela prefeitura, o protocolo clínico municipal determina que o paciente com diagnóstico positivo para o vírus seja acompanhado pela Vigilância Epidemiológica da Capital, bem como seus contatos próximos. Dessa forma, os profissionais e as pessoas que convivem com eles ficam em monitoramento por 14 dias antes de retomarem as atividades.

A volta dos ônibus ocorre nesta quarta-feira (17), em fase de teste e com uma série de regras, após quase três meses sem circulação como medida para conter a Covid-19. 

Nesta fase, a prefeitura vai avaliar o impacto do avanço do contágio da doença e a capacidade de atendimento do sistema de saúde para planejar as próximas medidas na operação. 

Continua depois da publicidade

Caso sejam constatados riscos à saúde pública, uma nova suspensão do serviço poderá ocorrer.

Novo quadro de horários

O transporte dos ônibus vai operar inicialmente de segunda a sexta-feira, sem funcionar durante os finais de semana. O objetivo da medida é evitar deslocamentos desnecessários.

Os horários das linhas podem ser conferidos no site da Prefeitura de Florianópolis ou pelo site do Consórcio Fênix. A retomada do serviço prevê uma frota extra de veículos que vai operar de acordo com a demanda e caso seja necessário para atender a população.

Até esta terça (16), a Capital catarinense somava 960 casos confirmados de coronavírus e nove mortes pela doença, conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES). A décima morte já foi confirmada pela prefeitura, mas ainda não entrou no sistema de dados do Estado.

Leia mais:

Setor produtivo de Florianópolis funciona em turnos diferentes com volta dos ônibus