O Campeonato Catarinense já tem uma nova data para a bola voltar a rolar: 28 de julho, terça-feira, com os jogos de volta das quartas de final da competição. Após a paralisação causada pelo alto número de infectados por coronavírus e falha no protocolo, a Federação Catarinense de Futebol confirmou novos testes e os dias e horários dos confrontos.
Continua depois da publicidade
Na segunda-feira, dia 13, a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina decidiu suspender o Campeonato por 14 dias, após a divulgação de casos envolvendo jogadores e funcionários de clubes como Chapecoense, Joinville e Criciúma. No sábado, dia 11, as partidas do fim de semana já haviam sido suspensas.
Agora, nesta quarta-feira, a FCF definiu os dias e horários dos confrontos das quartas de final. As partidas serão realizadas porque os clubes se comprometeram a realizar um novo protocolo, que exige exames de covid-19 dois dias antes das partidas. Presidente da entidade, Rubens Angelotti afirmou ter testado positivo para o coronavírus.
Tabela de jogos
Dia 28 – Terça-feira
18h30min – Marcílio Dias x Criciúma
Continua depois da publicidade
20h – Figueirense x Juventus
Dia 29 – Quarta-feira
19h – Brusque x Joinville
21h30min – Avaí x Chapecoense
> Criciúma confirma mais três jogadores com coronavírus
Polêmicas
O Campeonato Catarinense foi suspenso pela primeira vez em 16 de março, quando o Governo do Estado realizou o primeiro decreto paralisando diversas atividades. Em maio a Federação indicou que os jogos retornariam em junho, depois remarcou para 8 de julho os confrontos – e o Governo do Estado deu aval.
Florianópolis foi o último município a liberar o retorno do futebol, tanto que Avaí e Figueirense realizaram treinos em Palhoça na preparação para a volta dos jogos. Uma reunião entre prefeito e o presidente da FCF, junto com médicos, liberou os jogos na Capital. O Avaí afirmou ir à Justiça para poder jogar na Ressacada.
Após a realização das partidas de ida, jogadores de Chapecoense, Criciúma, Joinville e Figueirense testaram positivo. O atacante Roberto, da Chape, chegou a postar uma foto no hospital afirmando ter sido infectado pelo coronavírus.
No sábado, dia 11, o confronto entre Avaí e Chapecoense foi cancelada por conta dos casos na equipe do Oeste – os testes de atletas e comissão técnica do Leão deram negativo. Depois toda a rodada foi cancelada e adiada por 14 dias, período em que os infectados ficaram em quarentena.
Continua depois da publicidade