Pela primeira vez depois das Olimpíadas de Atenas, Márcio May e Mauro Ribeiro vão se enfrentar. Eles participam da mais tradicional prova de ciclismo do país, a 18º Volta de Santa Catarina, que começa nesta semana. A largada ocorre no sábado, em Chapecó, e prossegue até o dia 7 de setembro, na cidade histórica de São Francisco do Sul.

Continua depois da publicidade

May representou o Brasil na prova de estrada em Atenas ao lado de Luciano Pagliarini e Murilo Fischer, profissionais na Itália, enquanto Mauro Ribeiro foi o treinador da equipe. Dessa vez, eles vão estar em lados distintos: May integra a Memorial de Santos e Mauro Ribeiro é o técnico da Extra Caloi.

– Será normal enfrentar o Mauro. Somos amigos fora das competições, mas na hora da prova a história será outra – disse Márcio May, de 32 anos.

O treinador Mauro Ribeiro acredita que o fato de conhecer um pouco melhor Márcio May não será fundamental na disputa.

– Da mesma maneira que eu o conheço, ele sabe do meu trabalho. No ciclismo há muita troca de informação e não adianta fingir uma tática para surpreender o adversário. A troca de experiência é muito importante para o esporte que deve estar mais forte ainda no Pan-Americano de 2007, no Rio de Janeiro – disse.

Continua depois da publicidade

Além das principais equipes do Brasil, o evento vai contar com a presença de ciclistas austríacos, canadenses, argentinos e paraguaios. A prova tem supervisão da União Ciclística Internacional (UCI) e será dividida em 10 etapas.

O prólogo ocorre no dia 28, na Praça Coronel Bertaso, em Chapecó, e tem como objetivo indicar o ciclista que vai largar com a camisa amarela, o símbolo do líder da Volta. No total são 1.050 quilômetros em 11 dias.