Nesta quinta, 29 de agosto, será dada a largada da 16ª Volta Ciclística BR Internacional de Santa Catarina, que percorrerá oito cidades num total de 852,5 quilômetros. Os ciclistas partem da cidade de Tubarão, no sul catarinense, e têm chegada prevista no outro extremo do Estado, em Joinville, no norte, no dia 7 de setembro.

Continua depois da publicidade

Em vez das diversas serras do oeste catarinense, o trajeto da prova nesta edição é formado por extensas faixas litorâneas. A exceção fica por conta da Serra do Rio do Rastro, o maior desafio da competição, que será feito na segunda etapa, dia 1º de setembro. A Serra abrange um total de 90 quilômetros entre as cidades de Orleans e São Joaquim.

Por passar por cidades litorâneas como Florianópolis e Balneário Camboriú, os cuidados com o tráfego de veículos durante a Volta Ciclística serão reforçados. Um outro fator que reforça essa preocupação é o de que a competição faz homenagem os 25 anos de existência da Polícia Rodoviária de Santa Catarina.

Entre os participantes, já está confirmada a presença de equipes de cinco países: Brasil, Argentina, Canadá, Porto Rico e Paraguai. Ou seja, um total de 131 atletas, de 22 equipes. As inscrições terminam na sexta, e a expectativa é a presença de mais uma equipe estrangeira: a do Uruguai.

Um dos destaques brasileiros desta prova fica por conta do mineiro Cássio Paiva, de 37 anos, e único tricampeão do evento. Ele venceu em 2001, 2000 e, curiosamente, 1987, quando ocorreu a primeira edição da tradicional Volta Ciclística. O catarinense Márcio May também é apontado como um dos favoritos. Ele faturou a disputa em 1997 e 1998.

Continua depois da publicidade