A Federação Gaúcha de Ciclismo e a Confederação Brasileira de Ciclismo realizam a partir desta quarta-feira, dia 24, a 48ª Volta Ciclística de Porto Alegre. A competição contará pontos para o ranking da União Ciclística Internacional (UCI), que definirá as equipes classificadas para os Jogos Olímpicos de Atenas.
Continua depois da publicidade
A prova gaúcha terá pontuação 2.5 na classificação geral e será disputada em etapas entre Porto Alegre – Tramandaí, Tramandaí – Capão da Canoa, Capão da Canoa – Gravataí, e Gravataí – Porto Alegre, entre 24 e 28 de março.
– Todos só falam em Porto Alegre e, estão se preparando para isso. As equipes que estão aqui em Londrina já foram todas confirmadas na volta gaúcha – afirmou o diretor técnico da Volta Ciclística Internacional do Paraná e vice-presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo, José Luis Vasconcellos.
O Brasil está atualmente na 34ª posição no ranking mundial, precisando ficar entre os 30 primeiros colocados para assegurar participação nos Jogos Olímpicos de Atenas. Os brasileiros estão na briga com Canadá, Lituânia, Venezuela, Irlanda, Eslováquia, Hungria, e Moldávia por praticamente três vagas, já que as demais estão teoricamente definidas.
Até o final de abril, além do Brasil, diversos locais vão sediar eventos da União Ciclística Internacional. Na Europa, 21 países estarão recebendo provas da UCI, entre elas Irlanda e Eslováquia. Ainda serão disputadas provas na América (Estados Unidos, Uruguai, Bolívia e El Salvador), na África (Camarões e Marrocos), e na Ásia (Japão).
Continua depois da publicidade