A volta às aulas presenciais em Blumenau em 2021 já tem data definida: 8 de fevereiro. A informação foi confirmada na tarde desta quinta-feira (7) pela Secretaria de Educação e leva em conta as diretrizes do governo do Estado. Pais e responsáveis poderão escolher entre o ensino nas unidades ou on-line. Caso haja alta demanda, o retorno será em grupos de estudantes.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa
A partir da próxima segunda-feira (11) responsáveis pelos estudantes deverão responder, através de um link na internet, se pretendem levar os pequenos às aulas presenciais ou permanecerão com o ensino remoto. Assim, a Secretaria poderá começar a organizar o retorno. Para responder o questionário, clique aqui.
A secretária de Educação de Blumenau, Patrícia Lueders, explica que a prefeitura também trabalha no levantamento da quantidade de professores do grupo de risco, que permancerão lecionando a distância. Novos profissionais devem ser contratados para o trabalho presencial.
As atividades em casa seguirão da mesma maneira que no ano passado. Caso haja turmas em que mais de 50% dos estudantes sinalizem o interesse da retomada, eles serão divididos em grupos para alternar as idas à escola semanalmente. Todos deverão permanecer com distaciamento de 1,5 metro e de máscara (com exceção dos menores de dois anos).
Continua depois da publicidade
Escolas e CEIs
Nesta data confirmada pela prefeitura vão voltar a funcionar com atendimento presencial todas as unidades de ensino de Blumenau, sejam elas escolas básicas municipais (EBMs) ou centros de educação infantil (CEIs). Cada instituição deverá ter um Plano de Contingência aprovado por uma comissão para fazer essa retomada quase 11 meses depois da paralisação das atividades.
Patrícia antecipa que cada escola e CEI fará um diagnóstico da situação. O objetivo é saber a realidade local de cada unidade de ensino e traçar um planejamento específico. Por isso, pais e responsáveis precisarão entrar em contato com a instituição onde o filho estuda para sinalizar — ou não — o retorno presencial. É a demanda que irá determinar o protocolo a partir de 8 de fevereiro.
Crianças e adolescentes que continuarem em casa não terão perdas de conteúdo e poderão assistir às aulas pela plataforma Google Sala de Aula.
Rede estadual
A volta às aulas na rede estadual de SC será no dia 18 de fevereiro, dois dias após o Carnaval. O calendário foi divulgado na terça-feira (5). Haverá alternância de grupos entre “Tempo Escola”, com as atividades presenciais nas unidades, e “Tempo Casa”, com dinâmicas a distância, com ou sem uso da tecnologia. Os professores voltam às escolas já a partir de 3 de fevereiro para a semana pedagógica.
Continua depois da publicidade
> Análise: SC terá que escolher entre aglomeração no Carnaval ou volta às aulas com segurança
Rede particular
A maioria das escolas particulares do Estado deve retomar as aulas entre 8 e 9 de fevereiro, segundo o Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina (Sinepe-SC).
Apesar disso, as instituições têm autonomia para estabelecer o próprio calendário, e algumas podem retornar ainda em janeiro, enquanto outras devem deixar o reinício das aulas para depois do Carnaval.
As escolas devem estabelecer o ensino híbrido, oferecendo atividades presenciais e on-line. O setor tem cerca de 500 mil alunos e 40 mil professores e profissionais de apoio no Estado.
Leia também
Volta às aulas em SC: confira como e quando será a retomada nas escolas públicas e particulares
Continua depois da publicidade