Os mais de 37 mil estudantes da rede municipal de educação de Blumenau voltaram às aulas de forma 100% presencial nesta segunda-feira (23). Apesar deste retorno às salas, 121 profissionais que atuam nas unidades de ensino — e lidam com as crianças e adolescentes — ainda não se vacinaram contra a Covid-19. Segundo a prefeitura, eles se recusaram a receber o imunizante.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa

O município não soube informar o que deve acontecer com os profissionais que não foram imunizados, uma vez que o decreto estadual não detalha possíveis ações com esses servidores — advertências ou suspensões, por exemplo. Conforme a Secretaria Municipal de Educação, Blumenau tem 4.335 profissionais, mas este número não leva em considerações os terceirizados, como os que atuam na alimentação, limpeza e segurança. Deste total, 3,3 mil são professores.

A vacinação contra a Covid-19 para profissionais da educação em Santa Catarina começou há quase três meses, no dia 26 de maio. A imunização deste grupo chegou a ser antecipada pelo governo do Estado, justamente visando um possível retorno ao ensino totalmente presencial.

O retorno às salas

A exceção para a volta às aulas presenciais é dos alunos com comorbidades ou que possuem atestado médico. Estes podem seguir no ensino remoto caso comprovem necessidade para isso. 

Continua depois da publicidade

Entre as medidas para prevenir a disseminação do coronavírus diante do aumento no número de alunos nas salas estão o uso de máscara obrigatório para crianças a partir de 6 anos e profissionais da educação, distanciamento de um metro entre os estudantes e a obrigatoriedade da vacinação para os profissionais da educação.

Orientações para volta às aulas

Além do uso de máscara e do distanciamento, para evitar o contágio da Covid-19, a Secretaria de Educação também recomenda que as famílias enviem mais de uma máscara para cada aluno de meio período e mais do que duas para o ensino integral.

Cada criança também deve ter uma garrafa de água para uso individual, já que os bebedouros não estão sendo usados para evitar o contágio do coronavírus. A medição da temperatura na entrada das escolas não é mais obrigatória. Fica a cargo de cada escola.

Covid-19 em Blumenau

Até este domingo (22), Blumenau confirmou 64.125 casos de coronavírus desde o início da pandemia. Atualmente são 487 pessoas em tratamento da doença, sendo 24 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A cidade também registra 623 mortes pela doença.

Continua depois da publicidade