Depois da rede municipal, chegou a vez das escolas estaduais voltarem às atividades presenciais em meio à pandemia do coronavírus em Blumenau. As aulas começam nesta quinta-feira (18) com 82% dos estudantes no ensino híbrido, ou seja, alternando entre as idas às unidades e as tarefas virtuais. São 23 mil alunos distribuídos em 32 escolas de Blumenau.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa
Nesta quinta e sexta-feira, os estudantes irão às unidades para as últimas instruções sobre as medidas sanitárias, para conhecer a sala e o professor, além de buscar materiais. A partir de segunda (22), os grupos iniciam o revezamento entre o ensino em casa e na escola.
Uma portaria publicada nesta semana alterou alguns detalhes do retorno. A capacidade permitida é de 100%, independente do risco para o coronavírus que a região apresente no mapa de classificação.
> Volta às aulas em SC: datas, medidas de prevenção e tudo que você precisa saber
Continua depois da publicidade
> “Momento de união”, diz secretário sobre volta às aulas nas escolas estaduais de SC
Porém, como é necessário haver distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as carteiras, praticamente nenhuma turma da rede estadual em Blumenau conseguirá ter todos os alunos ao mesmo tempo. A maioria será dividida em pelo menos dois grupos, como explica o coordenador regional de Educação, Osvaldo da Silva.
Outra diferença é que os pais não precisarão assinar o termo de responsabilidade a cada 15 dias. Agora, caso haja o desejo de mudar o sistema de ensino (tirar do presencial para manter apenas a distância e vice-versa), basta que os pais ou responsáveis informem formalmente a escola com ao menos sete dias de antecedência.
> Testes de Covid-19: Blumenau fará em escolas o que deveria ocorrer em qualquer ambiente fechado
Continua depois da publicidade
— Nossa maior preocupação é com o bem-estar em sala de aula. Os pais podem ficar tranquilos porque estamos retornando com o máximo de segurança — diz Osvaldo.
> Volta às aulas em SC terá escolas em formato presencial, on-line e misto; entenda os modelos
Dos 23 mil estudantes, 18% continuarão com o ensino totalmente remoto em Blumenau. Uma parte deles pertencem à escola Carlos Techentin, no bairro Passo Manso, que teve a fiação furtada no mês passado e até o momento o problema não foi resolvido. Enquanto isso, as atividades serão totalmente a distância.
Pessoas que presenciarem algum descumprimento das normas na escola podem fazer denúncia à regional de Educação, no 47 3378-8051, ou enviar e-mail para ouvidoria@sed.sc.gov.br. Para dúvidas e orientações, a secretaria disponibiliza o 0800 644 7890. O atendimento ocorre durante a semana, das 12h30 e 19h.
Transporte escolar
A portaria estabelece também limite de até 70% da capacidade de passageiros sentados no transporte escolar, nas regiões de risco gravíssimo, e de 100% dos assentos nas regiões de risco grave, alto e moderado, ambos sem possibilidade de pessoas em pé. Regras como aferição de temperatura antes de entrar nos ônibus, janelas abertas e uso de máscaras e protetores faciais para os motoristas estão mantidas.
Continua depois da publicidade
> Decreto que libera ocupação máxima nas escolas de SC oficializa o que já valia na prática
Tire dúvidas
Entre as regras que precisam ser seguidas estão a aferição de temperatura na entrada das escolas, a recomendação de que os responsáveis não entrem nas unidades com os pequenos, o uso obrigatório de máscara (exceto para crianças menores de seis anos), a proibição de compartilhamentos de materiais e lanches e a necessidade de distanciamento social.
Tire todas as dúvidas sobre a volta às aulas clicando neste link.