A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) volta às aulas nesta segunda-feira (31) em formato online por conta da pandemia do novo coronavírus. Para garantir o acesso a todos os estudantes, a UFSC fez a distribuição de computadores que serão emprestados para o retorno das atividades. 

Continua depois da publicidade

> “Não vou cometer a insanidade de retornar para a sala de aula com a pandemia na rua”, diz reitor da UFSC

Os estudantes que provaram à UFSC que não têm um computador ou um plano de internet em casa, e que não possuem condições financeiras, foram cadastrados em um programa de inclusão digital da universidade. O projeto prevê o empréstimo de computadores e um pagamento mensal de R$ 100 para custeio de internet. Os alunos que ainda não participaram desse programa podem fazer o cadastro por este link

– A primeira semana será de transição, concluir processos e garantir que 100% dos alunos que requereram esse tipo de apoio estejam preparados para acompanhar as aulas – explicou o chefe de gabinete da reitoria Áureo Moraes. 

> Entenda o plano de retomada das aulas na UFSC

Continua depois da publicidade

As atividades serão adaptadas à realidade de cada curso, e nesse momento as aulas práticas seguem suspensas em função do coronavírus. Assim que os primeiros casos da Covid-19 foram confirmados no país, a Universidade suspendeu as atividades presenciais em março.

Vestibular da UFSC

O vestibular de verão da UFSC ainda não tem definição e deve seguir orientações técnicas para definir como será o processo seletivo de novos alunos.

> Cinco leis envolvendo animais que causaram polêmica em SC

O vestibular de inverno será com seleção pela nota do Enem e terá inscrições gratuitas, abertas de 13 a 27 de outubro. Os candidatos poderão usar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio de 2017, 2018 e 2019. Serão oferecidas vagas remanescentes do vestibular 2020 em diversos cursos, além de vagas para o curso de Medicina em Araranguá.

Leia também

> Pesquisa que encontrou coronavírus no esgoto de Florianópolis pode ajudar a traçar histórico do vírus

Continua depois da publicidade

> UFSC inicia desenvolvimento de vacina contra o novo coronavírus