Chegou aquela época do ano em que os pais precisam ter atenção redobrada com os hábitos dos filhos: o período da volta às aulas. Acabou a mamata de ficar no computador e dormir até mais tarde, esquecer da hora jogando videogame com os amiguinhos, entre outras alegrias que as férias trazem.
Continua depois da publicidade
O ideal é que estes hábitos mais desregulados não sejam rotina nem mesmo durante os meses longe da escola, pois o excesso de atividade sedentária (TV, computador, tablet, videogame) prejudica diretamente a qualidade do sono, e nas crianças e adolescentes isso pode significar problemas no metabolismo, especialmente com relação ao crescimento e à obesidade.
Ao começar as aulas, as crianças precisam estar bem disciplinadas nos horários de sono para não começarem vagarosamente os estudos e acumularem notas ruins já no início do ano.
– Isto leva a uma tensão tanto para os alunos quanto para os pais. A falta de sono prejudica o aprendizado e depois é preciso compensar os resultados ruins com mais estudo e estresse para atingir as notas necessárias – afirma a otorrinolaringologista Cristiane Khadur Denis, especialista em sono infantil.
Continua depois da publicidade
Segundo ela, o problema é agravado quando os alunos deixam de dormir para estudar mais, o que acaba por prejudicar o desempenho nos testes e provas. Os pais devem entender que as crianças necessitam de mais tempo de sono do que os adultos e por isso elas precisam dormir em horários regulares para acordar cedo – e bem – no dia seguinte.
Para isso, recomenda-se um período de adaptação entre os horários de férias e do compromisso escolar – se ao longo de uma semana a criança for dormir meia hora mais cedo a cada dia, ela estará mais preparada para retomar as aulas. Também é necessário cumprir os horários de sono mesmo durante os finais de semana e cuidar dos hábitos alimentares. Nada de chocolate, refeições mais pesadas ou refrigerante para os pequenos antes de dormir.
A volta às aulas pode ser estressante para pais e filhos, mas com alguns hábitos saudáveis todo o processo fica menos doloroso.
Continua depois da publicidade
Tempo de sono ideal para as crianças:
? Bebês: 14 a 15 horas/dia.
? Crianças entre 1 e 2 anos: 12 a 14 horas/dia.
? Idade pré-escolar (3 a 5 anos): 11 a 13 horas/dia.
? Idade escolar (6 a 10 anos): 10 a 11 horas/dia.