A pré-matrícula de novos alunos da rede estadual de ensino de SC para o ano letivo de 2021 começou nesta quarta (3) e vai até sexta-feira (5). O início das aulas está previsto para 18 de fevereiro, com ensino 100% presencial, misto e 100% remoto.
Continua depois da publicidade
> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
A primeira etapa é feita online. O responsável deverá cadastrar os dados do aluno e escolher uma escola que tenha vaga. A reserva de vagas será feita por ordem de acesso. A Secretaria de Estado da Educação (SED) orienta que seja escolhida uma unidade que fique até 3 Km de distância da casa do estudante.
Por conta da sobrecarga de acessos, o site teve instaiblidade no início da manhã desta quarta (3). Segundo a SED, o prazo de pré-matrícula online, que antes iria até quinta, foi estendido até às 14h de sexta-feira, para atender todos os alunos.
> Volta às aulas em SC: datas, medidas de prevenção e tudo que você precisa saber
Continua depois da publicidade
Para confirmar a matrícula, o responsável deve levar o comprovante de residência pessoalmente na escola. Caso os pais não consigam vaga em alguma unidade próxima, haverá transporte escolar.
Caso o responsável não tenha acesso à internet em casa, todas as escolas terão um posto de atendimento com computador durante o período de matrícula. Eles funcionam das 9h às 12h e das 13h às 17h de quarta e quinta.
Para o 1º ano do ensino fundamental, a matrícula só será aceita aos alunos que completam 6 anos até 31 de março. Por causa da pandemia da Covid-19, para os estudantes que estão na rede estadual de ensino a rematrícula ocorre de forma automática.
Confira no site da secretaria a lista de escolas da rede estadual.
Etapa presencial
Na etapa presencial, o responsável deve levar o número do protocolo anotado ao final do procedimento online (não é necessário imprimir) e os seguintes documentos do aluno:
Continua depois da publicidade
– Cópia da certidão de nascimento;
– Cópia da carteira de identidade ou CPF;
– Cópia do comprovante de residência no nome do responsável. Serão aceitas contas de água, luz, condomínio, telefone e contrato de locação. Caso nenhum destes documentos esteja no nome do responsável, é preciso ter uma declaração do dono do imóvel juntamente com a cópia da carteira de identidade do proprietário;
– Cópia da carteira de vacina e número do Sistema Único de Saúde (SUS);
– Ficha de matrícula assinada (disponível no site da matrícula);
– Atestado de frequência ou boletim atual;
– Cópia dos históricos escolares carimbados e assinados de todas as séries anteriores.
A documentação pode ser entregue entre quarta e sexta (5) das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Ao final do prazo para realização da matrícula, as vagas que sobrarem serão disponibilizadas no site da secretaria.
*Com informações de G1