Joinville terá a volta às aulas de 70,1 mil alunos da educação infantil e fundamental a partir desta segunda-feira (8) em 87 escolas e 73 Centros de Educação Infantil (CEIs). O ano letivo começa ainda em meio à pandemia, com atividades presenciais e remotas, além de medidas de segurança para evitar a contaminação pelo coronavírus.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui
Os alunos dos ensinos infantil e fundamental da rede municipal serão os primeiros a voltar para a sala de aula. As instituições privadas de Joinville tiveram a liberdade para definir o próprio cronograma e algumas também decidiram retomar as atividades presenciais nesta segunda-feira.
Já os alunos do ensino médio da rede estadual terão mais alguns dias de férias. O governo de Santa Catarina começa o ano letivo em 18 de fevereiro, quando estudantes de 35 escolas retomam as aulas em Joinville.
No caso das escolas municipais, as unidades já estão preparadas para receber os estudantes de acordo com as diretrizes do Plano de Contingência Municipal. As adaptações com relação ao retorno realizado no ano passado foram poucas como, por exemplo, o aumento de 20% no atendimento conforme a capacidade das salas de aula.
Continua depois da publicidade
> Volta às aulas nas escolas estaduais de SC será em 18 de fevereiro; confira calendário
– Já tivemos uma experiência, então não é algo novo. Neste ano, apenas atualizamos a documentação e demos suporte para caso houvesse falta de produtos ou materiais – acrescenta a diretora executiva de políticas educacionais da Secretaria da Educação, Giane Santana.
Como será a volta na rede municipal
No retorno das aulas em 2021, as escolas municipais funcionarão com 50% da capacidade total e as turmas serão divididas em dois grupos. Os alunos que voltam nesta segunda-feira permanecem com atividades em sala de aula até sexta-feira. Enquanto isso, a outra metade dos estudantes realizam atividades em casa. Na semana seguinte, os grupos invertem.
Segundo Giane Santana, as próprias instituições criaram mecânismos de comunicação com os pais ou responsáveis dos alunos. Por esses meios ja foi realizada a divisão de alunos que devem iniciar na próxima semana tanto presencial quanto virtualmente.
Continua depois da publicidade
– As turmas foram dividas em duas partes. Na segunda-feira, a primeira parte irá à escola para acolhimente, para receber as orientações do ano letivo e planejamentos. A outra parte irá na terça-feira. Aí, na quarta-feira, inicia efetivamente com conteúdo – explica.
Conforme previsto em legislação, só irá assinar ao termo de permissão os pais ou responsáveis de alunos que irão permanecer em aula totalmente remota. Nestes casos, os pais precisam procurar a unidade.
Segundo o município, enquanto o professor leciona em sala de aula, haverá outro para tirar dúvidas e auxiliar os alunos que estão em casa. Nesta semana, os profissionais passaram por um processo de formação com orientações sanitárias e pedadógicas para o retorno às aulas.
Além disso, a carga horária será mantida em todas as escolas. Ou seja, o aluno que estuda das 7 horas às 11h30 terá atividades durante o período completo. No ano passado, por exemplo, as aulas duravam apenas duas horas para cada turma, com o restante do horário preenchido por atendimento remoto.
Continua depois da publicidade
A merenda escolar será servida em porções individuais, evitando aglomerações e possibilitando condições seguras para a alimentação dos alunos com distanciamento social. Além disso, os intervalos serão escalonados.
Outra orientação do município é para que os pais não entrem nas unidades escolares para deixar seus filhos, conforme sugere o Plano de Contingência. Os professores irão buscá-los na entrada das escolas.
Já com relação aos parques e ambientes compartilhados, os alunos poderão acessá-los dentro de seus grupos específicos, sendo proibida a interação com outros grupos ou turmas. Os professores ficarão encarregados de monitorar os pequenos para evitar aglomeração. Após o uso, todo o ambiente deverá ser higienizado.
Continua depois da publicidade
O mesmo serve para atividades de educação física, por exemplo. Os estudantes não poderão ter contato físico e atividades que tenham esta característica devem ser suspensas. Segundo o município, as atividades devem ser individuais e os objetos utilizados serão higienizados após o uso.
Máscaras, álcool em gel e temperatura
Na rede municipal, as escolas deverão seguir algumas medidas de segurança para evitar a contaminação do coronavírus. Todos os alunos, professores e profissionais que entrarem nas unidades escolares terão a temperatura aferida, assim como todos os ambientes terão álcool em gel disponível para higienização das mãos.
> “Alunos devem vir com máscara de casa”, diz secretário de educação de Joinville
Outra obrigatoriedade é o uso de máscaras para todos que entrarem na escola. Alunos, professores e funcionários deverão permanecer com a proteção durante o período integral. A responsabilidade de levar mais de uma máscara para a troca será de cada um.
As regras previstas em 2020 – como manter o cabelo preso, evitar usar acessórios pessoais, não compartilhar materiais ou objetos e levar garrafa de água de casa – estão mantidas.
Continua depois da publicidade
Como será a volta nas redes particular e estadual
No caso das escolas particulares, as medidas sanitárias são as mesmas, com a obrigatoriedade da máscara, uso do álcool em gel e o distanciamento de 1,5 metro. No entanto, pode haver mudanças em relação à ocupação das salas.
De acordo com a prefeitura, se uma escola particular tiver salas de aula maiores que comportem 100% dos alunos respeitando o distanciamento, ela não precisa reduzir a ocupação, por exemplo.
> Confira como e quando será a retomada nas escolas públicas e particulares
Já na rede estadual, haverá alternância de grupos entre “Tempo Escola”, com as atividades presenciais nas unidades, e “Tempo Casa”, com dinâmicas a distância, com ou sem uso da tecnologia.
Como será o transporte
A prefeitura informou que está em contato com as empresas do transporte coletivo para avaliar a ampliação na oferta de ônibus para o retorno das aulas, mas, até o momento, não há novidades. Por enquanto, as linhas e horários continuam os mesmos.
Continua depois da publicidade
E em caso de aluno ou professor positivado?
Sobre os casos suspeitos ou confirmados para Covid-19, a vigilância sanitária orienta que, quando identificado, o aluno ou professor deverá ser afastado e encaminhado para os órgão de saúde para monitoramento ou tratamento, se necessário. A instituição escolar deverá comunicar o caso para a Unidade Básica de Saúde do bairro e será monitorada para que, se houver novos casos, as medidas cabíveis sejam tomadas.
Denúncias
A Prefeitura conta com um canal para denúncias em caso de desrespeito às regras nas escolas.