Parte dos alunos da rede municipal voltam às aulas presenciais em Joinville a partir de terça-feira (3). O retorno não é obrigatório e deve ter baixa adesão nas primeiras semanas, mas todos precisam ter cuidados especiais por causa da pandemia do coronavírus.
Continua depois da publicidade
Segundo os dados da prefeitura, menos de 8% dos alunos deve retornar às atividades presenciais na rede municipal. Na rede privada, as instituições estão autorizadas a montar o próprio calendário de retorno, respeitando às regras sanitárias e os protocolos estabelecidos.
Na volta às salas de aulas, os estudantes terão de usar máscara, respeitar o distanciamento social e cumprir algumas regras. Entre elas, está manter o cabelo preso, evitar usar acessórios pessoais, não compartilhar materiais ou objetos, e levar garrafa de água de casa.
> O que abre e fecha no feriado de Finados em Joinville
Continua depois da publicidade
O AN reuniu as informações sobre o retorno e explica abaixo como vão funcionar as aulas, assim como as regras sanitárias:
Data para o retorno
Aulas retornam na terça-feira (3) nas redes municipal e privada.
Volta separada por turmas
Primeira semana – a partir do dia 3 de novembro: alunos do 9º, 5º, 2º período da Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Segunda semana – a partir do dia 9 de novembro: voltam os alunos do 1º período da Educação Infantil, 1º, 2º, 3º, 4º, 5º , 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental.
Continua depois da publicidade
Terceira semana – a partir do dia 16 de novembro: crianças do Berçário 1 e 2 e do Maternal 1 e 2.
Na rede privada, as unidades definiriam seu próprio cronograma de retorno (veja abaixo no tópico Cuidados na escola)
> Joinville e região têm piora nos indicadores da matriz de risco
Como serão as aulas
Na rede municipal, as aulas terão duração de duas horas em cada turno. Os professores que trabalham presencialmente vão complementar a carga horária com atendimento remoto. Segundo o município, os alunos passarão por avaliações do aprendizado quando retornarem às salas de aula para entender o que os estudantes aprenderam e quais são as lacunas de aprendizagem. Mesmo com o retorno das aulas presenciais, as atividades online continuarão sendo realizadas em um formato de ensino híbrido.
Na rede privada, cada instituição definiria seu próprio modelo de retomada, respeitando as regras sanitárias definidas por município e Estado.
Continua depois da publicidade
Alunos não são obrigados a voltar
A secretária da Educação, Sônia Fachini, disse que os pais não são obrigados a levar os filhos para a escola devido ao retorno presencial. Um documento está sendo encaminhando às famílias em que os responsáveis assinam um termo de compromisso para autorizar a oferta do sistema híbrido, com aulas presenciais e remotas, conforme as adequações do retorno. Quem optar por não retornar presencialmente, deverá continuar realizando as atividades no modelo remoto.
> Internações hospitalares por coronavírus voltam a subir em Joinville
Testagem em professores e funcionários
Os servidores que trabalham nas escolas, incluindo professores e demais funcioários, realizaram testes para coronavírus antes do retorno às aulas. Segundo a prefeitura, 58% dos cerca de 5 mil servidores voltarão para as escolas a partir de terça-feira. Os integrantes dos grupos de risco não são obrigados a retornar.
Cuidados na escola
– Manter distanciamento social de 1,5 metro entre os alunos
– Capacidade máxima permitida de 30% das salas de aula
– Utilizar obrigatoriamente a máscara
– Seguir protocolos de higiene da lavagem das mãos
– Seguir regras de etiqueta respiratória
– Evitar tocar os olhos, nariz e boca sem estar com as mãos higienizadas
– Manter unhas limpas e cortadas
– Manter cabelo preso e evitar acessórios pessoais (bonés, brincos, colares, pulseiras, relógios, anéis)
Continua depois da publicidade
– Não compartilhar materiais e pertences pessoais
– Levar garrafa com água de casa, abastecer nos bebedouros quando necessário
– Não levar brinquedos ou outros objetos particulares para a escola
– Estudantes deverão passar pelo aferimento da temperatura e higienização das mãos na entrada e saída das escolas
Regras para recreio e educação física
As escolas deverão organizar os intervalou ou recreios com revezamento das turmas em horários alternados, respeitando o distanciamento social. Nas aulas de educação física, inicialmente serão realizadas atividades teóricas. As aulas práticas deverão ser autorizadas após avaliação sanitária e terão de ser planejadas de forma individual, sem contato físico e mantendo a distância de 2 metros entre os participantes. Também deverá ser proibida a prática de esportes que envolvam a troca de objetos.