O ano letivo de 2021 na rede municipal de Florianópolis inicia nesta quarta-feira (10). Os primeiros dias de volta às aulas na cidade serão em regime de atividade não presencial, ainda por conta da pandemia de coronavírus. Conforme a prefeitura, a partir do dia 10 de março, inicia um modelo de ensino híbrido, de modo gradativo, onde os estudantes terão aulas presenciais e online.

Continua depois da publicidade

> Volta às aulas em SC: datas, medidas de prevenção e tudo que você precisa saber

Conforme a Secretaria Municipal de Educação (SME), as escolas, núcleos de educação infantil (creches) e núcleos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) vão implementar o sistema híbrido observando a evolução do retorno presencial.

A previsão da prefeitura é de que até o dia 9 de abril todas as unidades educativas e núcleos da EJA tenham implementado esse modelo, com aulas presenciais e online.

Durante o início do ano, as atividades ocorrem através do Portal Educacional.

Continua depois da publicidade

Em Florianópolis, são 37 escolas de ensino básico e 80 creches, com 18 mil estudantes no ensino fundamental, 15.500 crianças na educação infantil e 1.600 estudantes da EJA.

A SME enfatiza ainda que serão respeitadas todas as diretrizes estaduais e municipais para o retorno das atividades, conforme protocolos de segurança sanitária e planos de contingência.

>Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

— Desde o ano passado a SME vem fazendo reuniões e lives com seus professores para prepará-los para esse momento de retomada. O tripé: segurança, tranquilidade e responsabilidade são os alicerces estruturantes para a retomada das aulas observando sempre a saúde de todos. Justamente por isso decidimos iniciar as atividades neste dia 10 (quarta-feira), de forma online. Vamos observar o cenário e as ações pós-início da vacinação. Assim, no dia 10 de março já teremos certezas maiores — destaca o secretário de Educação de Florianópolis, Mauricio Fernandes Pereira.

Assim como estabelece o protocolo da Secretaria de Estado de Educação (SED), deverá ser respeitado o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas dentro das escolas.

Continua depois da publicidade

> Escolas particulares de SC alegam investimento em tecnologia e inadimplência para não conceder desconto

Também como prevê o protocolo da SED, caso a região da Capital entre em risco potencial gravíssimo para coronavírus, conforme o mapa de risco do governo estadual, o atendimento presencial ficará limitado a 50% das matrículas ativas por turno em cada unidade.

Para denúncias de possível desrespeito às regras, a prefeitura orienta que seja feito contato pelos e-mails ouvidoria.comiteestrategico@sme.pmf.sc.gov.brou notificaeducacao@gmail.com.