Os primeiros dias de volta às aulas são sempre de adaptações não só dentro das salas, mas também nas ruas da cidade. Em Florianópolis, a segunda-feira de início do ano letivo nas escolas estaduais e particulares foi de congestionamentos na área central da cidade. E, segundo a comandante da Guarda Municipal (GM) da cidade, Maryanne Mattos, os próximos dias ainda devem registrar certo engarrafamento.

Continua depois da publicidade

Segundo a comandante, o maior número de veículos na rua é natural nestes primeiros dias. No entanto, pequenos acidentes e infrações ajudam a agravar ainda mais a situação da mobilidade urbana da cidade.

— Geralmente, nesta época do ano a gente tem maior registro de carros nas ruas. Mas nesses primeiros dias em que as crianças e estudantes ainda não conhecem onde vão estudar, muitos pais acabam cometendo pequenas infrações, estacionando em faixas de pedestre, parando em faixa dupla ou não respeitando a sinalização — alerta Maryanne Mattos.

E para evitar o aumento das filas, a GM orienta os motoristas e pais para respeitarem a sinalização, evitar parar em cima das faixas de pedestres e sair com antecedência de casa.

— Claro que quando tem uma viatura da Guarda parada, os motoristas respeitam mais. Só que algumas atitudes os motoristas podem tomar sem a nossa fiscalização — afirmou.

Continua depois da publicidade

Além das ações permanentes de manutenção do trânsito, a GM afirmou que durante a tarde de ontem atendeu algumas ocorrências próximas aos colégios da Capital. Além da Avenida Paulo Fontes, local de congestionamento permanente, ruas próximas à SC-401, 405 e Beira-mar Norte também registraram lentidão.