As férias de verão estão chegando ao fim para os estudantes da rede estadual de ensino de Santa Catarina. No dia 6 de fevereiro, o ano letivo começa na maior parte do Estado, com exceção da região da Serra — que antecipa a volta às aulas para o dia 5 —, e das regiões do Oeste e do Sul catarinense, que retomam as atividades docentes no dia 10 de fevereiro.
Continua depois da publicidade
Para receber os mais de 500 mil alunos matriculados, depois de um período estendido de férias, manutenções nos espaços de ensino e novas aquisições foram realizadas.
Ao menos 59 escolas receberam equipamentos para formar 228 novos laboratórios que devem auxiliar com os estudos de matemática, química, física e biologia, informou a Secretaria de Estado da Educação (SED).
Também houve entrega de mobiliário entre cadeiras, mesas, bancos, banquetas, sofás e pufes, para as regionais de educação, responsáveis por distribuir o material, além de materiais eletrônicos e mais de 1 milhão de livros.
Para as obras de manutenção e reparo, o investimento é de R$ 37 milhões durante o primeiro trimestre de 2020. O valor foi distribuído por coordenadorias regionais de educação, responsáveis por encaminhar os valores às escolas que solicitaram verba. Em todo o estado, são 1071 unidades. Algumas escolas demandaram mais atenção em relação aos reparos.
Continua depois da publicidade
Reparos realizados em algumas escolas
Há menos de uma semana para o início das aulas, alguns reparos e manutenções ainda são realizados nos educandários, mas não devem atrasar o calendário letivo, garantiu a Secretaria de Estado da Educação (SED).
Oeste de SC
Em São Lourenço do Oeste, no Oeste de SC, a Escola de Educação Básica Soror Angélica contou com reparos em duas salas de aula, com retirada de piso de tacos de madeira, execução de piso cerâmico, retirada de porta, instalação de forro e execução de pintura.No mesmo local houve mudanças de janelas e instalação de novas portas, além de divisórias internas.
O educandário passou por revisão e readequação das instalações elétricas da unidade escolar e do ginásio, além de revisão nos banheiros, com substituição de dezoito portas danificadas e de 12 torneiras metálicas. Algumas paredes contam com nova pintura nos locais afetados por infiltração.

Alto Vale
No Alto Vale, em Pouso Redondo, a Escola de Educação Básica Prof Anair Margarida Voltolini contou com reparos no telhado, forro e calhas de uma sala de aula, além de substituição de duas portas de madeira, pintura externa de parte do prédio, solda e pintura da cerca, além de pintura do piso do ginásio de esportes.
Continua depois da publicidade
Em Taió, na mesma região, a Escola de Educação Básica Luiz Bertoli contou com reforma de seis salas de aula. Houve reparo no reboco, pintura interna e troca das tomadas.

Sul de SC
Na região Sul de Santa Catarina, em Tubarão, a Escola de Educação Básica Senador Francisco Benjamin Galotti realizou reparos elétricos na estrutura.

Em Gravatal, na mesma região, a Escola de Educação Básica Fernando José Cardoso, recebe os alunos com algumas janelas novas, bem como, reparos na calçada e reconstrução do muro.

Em Imbituba a Escola de Educação Básica Prof Marcilio Dias Thiago, recebeu reparos no banheiro.
Continua depois da publicidade

E em Forquilhinha, a Escola de Educação Básica Natálio Vassoler conta com manutenção no forro e no telhado.
